Em estande da Embratur, Brasil leva diversidade, conectividade e experiências à Fitur
Agência encara a feira como uma plataforma estratégica para geração de negócios e lançamento de projetos

A Embratur, em parceria com o Sebrae, marca presença em mais uma edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha. Neste ano, a Agência apresenta o Brasil ao mundo por meio do novo estande, que traduz a diversidade, a criatividade e a força cultural do País como diferencial competitivo no Turismo global.
Considerada um dos maiores e mais relevantes eventos do setor no mundo, a feira acontece a partir desta quarta-feira (21), até domingo (25). A expectativa é que o evento reúna mais de 9,5 mil expositores de 156 países e profissionais com alto poder de decisão no mercado internacional.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirma que os resultados históricos, quando o Brasil recebeu, em 2025, 9,3 milhões de turistas internacionais, são fruto da estratégia adotada pela Agência de promover o País ao mundo com base em dados.
“O Brasil está na moda. Nunca recebemos tantos turistas estrangeiros como agora, e esse recorde histórico é fruto de um trabalho intenso que une promoção internacional, qualificação da oferta e mais conexões com o mundo. Ampliar o acesso direto aos importantes destinos brasileiros é abrir portas para que mais pessoas vivam o que o Brasil tem de mais genuíno: experiências autênticas, diversas e inesquecíveis, promovendo um Turismo que cuida das pessoas e valoriza as comunidades. A nossa participação na Fitur vai impulsionar essas novas oportunidades e novos negócios"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Brasil, it’s a vibe
Na feira, o Brasil será apresentado como um destino que vai além do visual. Alinhado à campanha internacional “Brasil, it’s a vibe”, o País aposta em seu soft power. Haverá no estande da Agência 30 coexpositores, entre eles São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR), São Sebastião (SP), Mato Grosso do Sul, Alagoas e o estado do Rio de Janeiro. Além disso, destinos como Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Maricá (RJ) e o estado de São Paulo estarão com estandes próprios no evento, ampliando a participação brasileira em uma das maiores feiras de Turismo do mundo.
“O crescente interesse pelo Brasil reflete uma tendência mundial por destinos que oferecem mais do que belas paisagens. O turista contemporâneo busca vivências com propósito, e poucos lugares no mundo entregam isso com tanta intensidade e diversidade quanto o Brasil”, destaca o presidente da Agência.
Brasil Travel Specialist
A Fitur 2026 também marca o lançamento do Brasil Travel Specialist (BTS) Rewards, programa internacional de reconhecimento voltado a agentes e consultores de viagens que promovem o Brasil em seus mercados de origem.
Com o conceito “Viva o que você vende. Sinta o Brasil”, a iniciativa premia profissionais certificados no curso Brasil Travel Specialist que registrarem reservas qualificadas na plataforma BTS.
Conectividade
O Nordeste brasileiro será um dos grandes destaques da presença do Brasil na Fitur 2026. A região ganha protagonismo, especialmente após o anúncio de novas rotas aéreas da companhia Iberia, que passaram a conectar Madri diretamente a Fortaleza (CE) e Recife (PE), ampliando o acesso do turista europeu.
Além das novas ligações com o Nordeste, a conectividade entre Brasil e Europa segue fortalecida por voos diretos a partir de Madri e Barcelona para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Campinas, além dos tradicionais hubs de Lisboa e Porto, que conectam diversos destinos brasileiros em todas as regiões do País.