Fitur 2026 anuncia o 1º Encontro Internacional sobre Comunicação e Turismo
Evento ocorre em janeiro de 2026, em Madri, e reúne autoridades, imprensa e gestores do setor turístico

A Fitur (Feira Internacional de Turismo), realizada em Madri, na Espanha, receberá o 1º Encontro Internacional sobre Comunicação e Turismo durante sua 46ª edição, que acontece de 21 a 25 de janeiro de 2026, na IFEMA Madrid. O evento será promovido em parceria com a Agência EFE e ocorrerá no dia 23 de janeiro, no espaço Knowledge Hub.
O encontro reunirá profissionais e gestores do setor para discutir temas relacionados à comunicação no Turismo em um contexto internacional marcado por instabilidade, tensões em alguns destinos e disseminação de informações incorretas.
Estão previstas participações de representantes de organismos turísticos da República Dominicana, Espanha, Brasil, Portugal, México e Ilhas Baleares, além de profissionais da imprensa e especialistas em verificação de informações.
A programação será aberta com a mesa-redonda "Comunicação turística em tempos de incerteza: o valor da marca-país”, com a participação de Jacqueline Mora, vice-ministra do Turismo da República Dominicana; Miguel Sanz Castedo, diretor-geral do Instituto de Turismo da Espanha (Turespaña); e Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). O debate abordará estratégias de posicionamento e reputação de destinos.
Na sequência, o painel “Viver do turismo ou sobreviver ao turismo. O desafio de comunicar em destinos turismofóbicos” reunirá Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal; Felipe Edibray, secretário de Turismo do Estado de Chihuahua, no México; e Pere Joan Planas, diretor-geral da AETIB (Agência de Estratégia Turística das Ilhas Baleares). O tema central será a relação entre atividade turística, comunidades locais e comunicação institucional.
Outro debate previsto é “Fake news e desinformação no turismo”, com Jonathan Gómez Punzón, diretor-geral de Turismo da Prefeitura de Málaga; Nuria Cabrero, gerente editorial da revista Lonely Planet na Espanha; e Jorge Ocaña, editor da EFE Verifica. A mesa tratará dos impactos da desinformação na imagem dos destinos e da checagem de dados no setor.
O encontro também contará com o painel “O futuro da comunicação turística”, com Enrique Martínez Marín, presidente da empresa estatal espanhola SEGITTUR; Yasmina Laraudogoitia, gerente de Assuntos Públicos da Booking.com para Espanha e Portugal; e Miguel López-Quesada, presidente da DIRCOM. A discussão será voltada a tendências, tecnologia e novos formatos de comunicação.
O evento será encerrado com a participação institucional da ONU Turismo, representada por sua secretária-geral, Shaikha Al Nowais, que apresentará diretrizes e políticas internacionais relacionadas à comunicação no turismo.
A PANROTAS é media partner da Fitur 2026.