Fitur 2026 reunirá 160 países e mais de 10 mil empresas em Madri
Edição reúne 967 expositores principais e registra um crescimento de 11% na participação internacional

Está tudo pronto para a edição de 2026 da Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece de 21 a 25 de janeiro, em Madri, organizada pela Ifema Madrid. Em sua 46ª edição, a feira contará com nove pavilhões, mais de 10 mil empresas de 161 países, sendo 111 com representação oficial (10% a mais que na edição de 2025) e 967 expositores principais.
A Fitur também recebe 18 novos países, em sua maioria da África e da região Ásia-Pacífico, áreas que, segundo a ONU Turismo, lideraram o crescimento global com aumentos de +10% e +8% nas chegadas, respectivamente, e que também registraram crescimento na feira de 34% e 22% em área de exposição. Entre os novos destinos participantes estão Abu Dhabi, Dubai, Zanzibar, além de regiões da Alemanha e do Reino Unido, entre outros.
"Esses números reafirmam o papel da Fitur como o principal ponto de encontro do mercado global de turismo, refletindo a força e a maturidade de uma indústria em expansão. Madri volta a se tornar o epicentro do diálogo turístico mundial, evidenciando a capacidade da Espanha de liderar na atração de viajantes e de gerar tendências e oportunidades que impulsionam o turismo do futuro em escala global”
José Vicente de los Mozos, presidente do Comitê Executivo da Ifema Madrid
A organização da feira prevê números superiores a 250 mil profissionais e viajantes. Essa projeção, juntamente com os números de participação de empresas e destinos, reflete o dinamismo que a Fitur gera na região de Madri, com um impacto econômico que alcançou € 487 milhões na edição anterior.

“A Fitur consolida sua posição como ponto de encontro internacional para definir os rumos do Turismo em uma fase de crescimento sustentado. As mais de 1,1 bilhão de viagens registradas até setembro e o aumento de 5% nas chegadas em 2025 refletem a força de um setor preparado para gerar empregos, impulsionar a inovação e contribuir diretamente para o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável das comunidades”, destacou a secretária-geral da ONU Turismo, Sheikha Alnuwais.
"Esta edição da Fitur é a melhor vitrine para a Espanha demonstrar sua liderança internacional no turismo, que não se baseia apenas no elevado número de visitantes ou em seu extraordinário patrimônio cultural e natural, mas também na forte capacidade de gestão e inovação do seu setor turístico. A Espanha está liderando um processo global de transformação rumo a um modelo turístico que assegure seu futuro por meio da sustentabilidade econômica, social e ambiental"
Secretária de Estado do Turismo da Espanha, Rosario Sánchez
Knowledge Hub, Fitur Experience e MICE Summit: principais novidades

Entre as novidades da edição, está o novo Knowledge Hub, localizado no Pavilhão 12 e aberto durante toda a feira. Concebido como o núcleo estratégico do conhecimento turístico, contará com oito auditórios, dez programas de conferências, mais de 200 sessões e mais de 250 palestrantes de alto nível.
O Knowledge Hub também sediará outros destaques, como o Fitur Experience, focado no Turismo experiencial como um dos vetores mais dinâmicos de mudança do setor, e o primeiro Summit Internacional de Comunicação e Turismo, que analisará os desafios da comunicação turística com especialistas e representantes dos setores público e privado. Além disso, a área de Travel Technology dobrou de tamanho e reunirá mais de 190 empresas líderes em inovação e na digitalização de toda a cadeia de valor do turismo.