Artur Luiz Andrade   |   28/06/2021 09:00   |   Atualizada em 28/06/2021 17:55

Localiza reforça ações em prol da comunidade LGBTI+

Companhia lançará manifesto pela causa e fará live esta semana com a presença de seu CEO


Divulgação/Localiza

Desde o lançamento do programa Diversidade e Inclusão, em 2020, a Localiza acelerou a promoção de uma cultura de inclusão, acolhimento e igualdade de oportunidades, com o foco no desenvolvimento de um time cada vez mais diverso, de alta performance e psicologicamente seguro, com orgulho de pertencer. No Mês do Orgulho LGBTI+, a companhia reforçou sua atuação, realizando ações para conscientização dos colaboradores, como roda de conversa, live com líderes e lançamento de vídeo manifesto nas redes sociais.

Já no início do mês, o coração formado por andares iluminados que já faz parte da arquitetura da sede da Companhia, em Belo Horizonte, recebeu as cores do arco-íris como forma para expressar o apoio à luta pelos direitos LGBTI+. No dia 28 de junho, a empresa lança nas redes sociais o manifesto e no dia 30 será realizada uma live para o público interno com a participação do CEO Bruno Lasansky; de Daniel Linhares e Suzana Fagundes, sponsors do Comitê de Diversidade; e do jornalista, escritor, dramaturgo, cineasta e defensor da comunidade LGBTI+, João Silvério Trevisan.

Não é de hoje que a Localiza atua pela conscientização sobre diversidade. Em 2019, a empresa percebeu que era necessário investir em uma iniciativa mais sistêmica. Assim, começou a ser estruturado o Programa de Diversidade e Inclusão, que busca orientar todos os colaboradores sobre a importância de se criar um ambiente inclusivo e de valorização da diversidade, onde cada um pode ser exatamente quem é.

A iniciativa priorizou cinco frentes de atuação - raça, equidade de gênero, LGBTI+, pessoas com deficiência e migrantes e pessoas em refúgio. Esses temas são trabalhados por meio de grupos de afinidade, que são responsáveis por propor e gerir ações de valorização e conscientização de toda a Companhia. Hoje, os grupos contam com mais de 500 colaboradores que são responsáveis por mais de 40 ações estão em andamento.

Um dos primeiros passos na frente LGBTI+ foi a assinatura da carta de adesão aos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+”, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, e que prevê a implementação de uma agenda de trabalho ampla, voltada para valorização e respeito desse público dentro e fora da empresa.

“Sabemos que tanto nós quanto a sociedade temos um longo caminho a evoluir. Por isso, trabalhamos continuamente para fazer o Programa de Diversidade e Inclusão avançar com força e celeridade. O Mês do Orgulho LGBTI+ tem sido mais um impulsionador para caminhos cada vez mais inclusivos e plurais na nossa empresa. Mas junho é somente uma parte do caminho”, comenta Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza.

Divulgação
localiza
localiza


Tópicos relacionados