Pedro Menezes   |   17/10/2025 11:47
Atualizada em 17/10/2025 11:49

Aluguel de carros acelera no Brasil no terceiro trimestre; veja dados exclusivos

Audiência média mensal foi de 5,6 milhões de visitantes únicos de julho a setembro


Unsplash
Audiência média mensal foi de 5,6 milhões de visitantes únicos de julho a setembro, com destaque para o público de 25 a 34 anos, que representou 27% dos acessos
Audiência média mensal foi de 5,6 milhões de visitantes únicos de julho a setembro, com destaque para o público de 25 a 34 anos, que representou 27% dos acessos

O Turismo segue em alta no Brasil e reflete diretamente no mercado de aluguel de carros, que registra altas consistentes e oportunidades crescentes para marcas. Segundo dados da empresa Similarweb, que fornece serviços em web analytics, mineração de dados e inteligência empresarial, o terceiro trimestre somou logo 40,4 milhões de acessos a sites da categoria, alta de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A audiência média mensal foi de 5,6 milhões de visitantes únicos de julho a setembro, com destaque para o público de 25 a 34 anos, que representou 27% dos acessos, um indicativo, segundo estudo da Similarweb, de que o segmento atrai uma base cada vez mais jovem e digitalizada.

Divulgação
Total de visitas no terceiro trimestre de 2024 e 2025
Total de visitas no terceiro trimestre de 2024 e 2025

A análise de sazonalidade, por sua vez, revelou que julho é tradicionalmente o mês de maior procura pelo serviço, impulsionado pelas férias escolares e de inverno. Em 2025, por exemplo, o volume de visitantes aumentou 15% frente a julho de 2024, segundo o Similarweb.

Já entre os players do mercado, a Localiza se destacou com crescimento de 3% no tráfego e média de 7,5 milhões de visitas mensais, além de tempo médio de navegação de 6 minutos. Os principais picos ocorreram em janeiro e julho, reforçando a força da sazonalidade.

Divulgação
Divisão de tráfego entre as principais marcas do setor, com destaque para a Localiza como líder.
Divisão de tráfego entre as principais marcas do setor, com destaque para a Localiza como líder.

Outro destaque do estudo é o desempenho da keyword “aluguel de carro São Paulo”, que apresentou um crescimento expresivo de 1.833% no volume de buscas e 2.756,5% no volume de cliques.

IA se torna novo canal de tráfego

Divulgação
Gráfico da Similarweb sobre o volume de visitas direcionadas por soluções de IA (chatbots) para sites de aluguel de carros
Gráfico da Similarweb sobre o volume de visitas direcionadas por soluções de IA (chatbots) para sites de aluguel de carros

Uma das novidades do relatório é o dado sobre tráfego gerado por chatbots de inteligência artificial (IA). A nova métrica AI Traffic, lançada pela Similarweb, registrou 38,9 mil visitas direcionadas de soluções de IA a sites de aluguel de carros entre julho e setembro de 2025.

As líderes nesse novo canal são Rentcars (48%) e Localiza (39%), indicando que essas marcas estão bem posicionadas para capturar recomendações e cliques de assistentes inteligentes, ou que já investem em otimização digital voltada a Inteligência Artificial.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4130 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.