Aluguel de carros acelera no Brasil no terceiro trimestre; veja dados exclusivos
Audiência média mensal foi de 5,6 milhões de visitantes únicos de julho a setembro

O Turismo segue em alta no Brasil e reflete diretamente no mercado de aluguel de carros, que registra altas consistentes e oportunidades crescentes para marcas. Segundo dados da empresa Similarweb, que fornece serviços em web analytics, mineração de dados e inteligência empresarial, o terceiro trimestre somou logo 40,4 milhões de acessos a sites da categoria, alta de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A audiência média mensal foi de 5,6 milhões de visitantes únicos de julho a setembro, com destaque para o público de 25 a 34 anos, que representou 27% dos acessos, um indicativo, segundo estudo da Similarweb, de que o segmento atrai uma base cada vez mais jovem e digitalizada.

A análise de sazonalidade, por sua vez, revelou que julho é tradicionalmente o mês de maior procura pelo serviço, impulsionado pelas férias escolares e de inverno. Em 2025, por exemplo, o volume de visitantes aumentou 15% frente a julho de 2024, segundo o Similarweb.
Já entre os players do mercado, a Localiza se destacou com crescimento de 3% no tráfego e média de 7,5 milhões de visitas mensais, além de tempo médio de navegação de 6 minutos. Os principais picos ocorreram em janeiro e julho, reforçando a força da sazonalidade.

Outro destaque do estudo é o desempenho da keyword “aluguel de carro São Paulo”, que apresentou um crescimento expresivo de 1.833% no volume de buscas e 2.756,5% no volume de cliques.
IA se torna novo canal de tráfego

Uma das novidades do relatório é o dado sobre tráfego gerado por chatbots de inteligência artificial (IA). A nova métrica AI Traffic, lançada pela Similarweb, registrou 38,9 mil visitas direcionadas de soluções de IA a sites de aluguel de carros entre julho e setembro de 2025.
As líderes nesse novo canal são Rentcars (48%) e Localiza (39%), indicando que essas marcas estão bem posicionadas para capturar recomendações e cliques de assistentes inteligentes, ou que já investem em otimização digital voltada a Inteligência Artificial.