Henrique Santiago   |   08/08/2018 13:06

Tui abrirá novas bases e venderá seus próprios produtos no Brasil

A operadora apresentou uma série de planos a serem feitos a partir de 2019

O Grupo Tui se estabeleceu como um dos principais conglomerados da indústria de viagens do mundo. Com base na Alemanha, atua em hotelaria, cruzeiros, experiências, aviação e operação e possui uma posição de liderança global, com faturamento anual na ordem de 18 bilhões de euros, fazendo frente à concorrente Thomas Cook.

No Brasil, porém, a empresa tem uma presença mais tímida, diga-se. Estabelecida apenas com o modelo de operadora há pouco mais de um ano, a Tui Brasil entrou em um mercado cada vez mais fortalecido pelas aquisições (CVC com Trend e Visual) e fusões (Flytour MMT Viagens), além das tradicionais Agaxtur, Schultz, RCA, entre outras, que acumulam décadas e mais décadas de história.

Henrique Santiago
Leandro Carvalho, diretor executivo da Tui para a América Latina
Leandro Carvalho, diretor executivo da Tui para a América Latina
Após comprar a Mala Pronta, em 2015, a operadora se firmou em Curitiba, base da antiga empresa, e toca seus negócios de lá. Fora do eixo Rio-São Paulo, tem realizado um trabalho que, aos poucos, ganha força e destaque nas agências de viagens de todo o Brasil.

O foco por aqui é puramente B2B – enquanto lá fora o cliente final tem acesso à mais de mil lojas –, e até agora a Tui Brasil conta com mais de dez mil agências cadastradas; mil são ativas. Seu único cliente terá à disposição uma renovação da plataforma, que disponibiliza hotel e voo e apenas hotel. A atualização ainda não está pronta, mas já possível fazer reservas.

Henrique Santiago
Ele aposta em uma série de novidades para o Brasil ano que vem
Ele aposta em uma série de novidades para o Brasil ano que vem
Em visita à sede da PANROTAS, em São Paulo, o diretor executivo da Tui para a América Latina, Leandro Carvalho, declara que a experiência alemã conta como diferencial na hora de conquistar novos adeptos.

“Vivemos em um ambiente de incerteza e questionamento diários. Somos inconformados”, disse. “A nossa proposta de valor, que é turbinar o negócio da agência de viagens, é ressaltada pela ideia de como ajudar [o agente] a ter o melhor resultado oferecendo serviço, preço, remuneração, entre outros”, complementou.

A equipe da sucursal brasileira é enxuta, conta com apenas 19 funcionários, sendo 16 na capital paranaense e três em São Paulo. O crescimento de faturamento no ano fiscal abriu os olhos da companhia e a pretensão é dobrar o número de colaboradores já no ano que vem.

Os planos adicionais da Tui Brasil contam uma expansão regional e a abertura de bases programadas para Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, interior de São Paulo e Nordeste – com cidades a serem definidas posteriormente.
Henrique Santiago
Guilherme Alcorta da PANROTAS, e Leandro Carvalho, da Tui Brasil
Guilherme Alcorta da PANROTAS, e Leandro Carvalho, da Tui Brasil
Além disso, está encaminhado para o início do próximo ano a venda de produtos Tui, o que Carvalho chama de pacotes verticalizados.

A comercialização inclui o aéreo com saída do Brasil e, após a chegada à Europa, a operação do roteiro será feita em totalidade pela empresa.

Perguntado sobre a possibilidade de incluir seu portfólio na prateleira de demais operadoras, Carvalho diz que o primeiro passo é a priorização de seu produto.

“Trabalhamos forte com Alemanha, Inglaterra, Holanda e países nórdicos. Ainda, temos força em Ibiza e Algarve, que são as praias que o europeu gosta. Só para a Espanha nós levamos [o grupo] seis milhões de turistas ao ano”, orgulhou-se.

Dentro da América Latina, a Tui tem operação apenas no Brasil, mas Carvalho adianta que a abertura de escritórios em Chile, Colômbia e México está em fase inicial.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS