Movida

Artur Luiz Andrade   |   13/01/2020 19:14   |   Atualizada em 20/01/2020 14:42

Caso Turnet: 80% dos passageiros estariam resolvidos, segundo Braztoa

O presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu, recebeu 10 associados na tarde desta segunda-feira, para conversarem com Renato Carone, diretor e proprietário da Turnet





O presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu, recebeu dez associados na tarde desta segunda-feira, 13, para conversarem com Renato Carone, diretor e proprietário da operadora Turnet, que no sábado, 11, decidiu interromper vendas e operações para tratar de uma crise interna, que já havia gerado o fechamento de duas filiais (Rio e Campinas) e a demissão de diversos funcionários.

Nedelciu disse que Carone se mostrou empenhado e disponível para resolver os problemas, e afirmou na reunião que 80% dos passageiros já estavam solucionados (não informou, no entanto, quantos seriam no total). Os operadores Braztoa irão conversar com fornecedores ou oferecer preços de custo para a realização da viagem desses 20% de clientes da Turnet ainda sem solução.

O presidente da Braztoa disse que perguntou por que Carone decidiu se desligar da entidade em 19 de dezembro, e ele explicou que o valor da mensalidade (R$ 1 mil) estava no corte de custos objetivado pela Turnet. A operadora continuou associada à Abav-SP. Mesmo com a saída da Turnet do quadro de associados, a Braztoa convocou duas reuniões para analisar e definir estratégias.


Filip Calixto
Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa
Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa

Roberto Nedelciu disse ainda que Renato Carone está com uma equipe de 12 profissionais na empresa atendendo as agências (pelo e-mail gestao@turnet.com.br), e que reafirmou que a operadora de 20 anos não fechou e sim deixou de operar e vender para que o problema não aumentasse.
Cerca de 80% das vendas são de produtos nacionais, especialmente resorts, especialidade da Turnet.

Depois da reunião com Renato Carone e as associadas, as entidades Abav Nacional, Abracorp, Abav-SP, Aviesp, Avirrp e Air Tkt, fizeram uma reunião entre elas para avaliar o caso e tentar minimizar o impacto em plena alta temporada de verão. Qualquer passageiro que fique no chão, no meio da alta estação, poderá gerar prejuízos à imagem de todo o setor, daí a necessidade de união do trade.

Confira abaixo o comunicado das entidades:

COMUNICADO

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens – Nacional), a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), a ABAV São Paulo (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo), a Aviesp (Associação dos Agentes de Viagens do Interior do Estado de São Paulo), a Avirrp (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região) e a Air Tkt (Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagem) tiveram conhecimento do comunicado expedido pela Turnet ao mercado.

As entidades estão trabalhando em conjunto, respeitando sempre as regras estatutárias às quais estão sujeitas, para minimizar, na medida do possível os impactos no mercado.

A Turnet comunicou às entidades que está totalmente empenhada na busca de soluções para todos os seus clientes, na medida em que os casos já foram mapeados e que as agências e clientes afetados serão atendidos, respeitando a ordem cronológica dos embarques.

A empresa disponibilizou um canal exclusivo para esses atendimentos, pelo e-mail gestao@turnet.com.br.

Portanto, as agências de viagens devem contatar a Turnet para verificar o status das reservas dos serviços contratados pela operadora.

Diante da situação, a BRAZTOA promoveu uma reunião entre seus associados para que, de acordo com o perfil de operação e disponibilidade de cada um, possam auxiliar na busca de soluções para as agências e/ou passageiros afetados.

As associações que assinam abaixo continuarão trabalhando pelo desenvolvimento e sustentabilidade dos seus associados e do setor de Turismo no Brasil.

São Paulo, 13 de janeiro de 2020.

Magda Nassar
ABAV NACIONAL - Associação Brasileira de Agências de Viagens – Nacional

Fernando Santos
ABAV SÃO PAULO - Associação Brasileira de Agências de Viagens – São Paulo

Gervasio Tanabe
ABRACORP - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas

Marcos Lucas
AVIESP - Associação dos Agentes de Viagens do Interior do Estado de São Paulo

Assis Leite
AVIRRP - Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região

Juarez Cintra Neto
AIR TKT - Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagem

Roberto Haro Nedelciu

BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo”

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias