Filip Calixto   |   30/04/2020 16:56

Como será a relação com os agentes de viagens no pós-pandemia

Operadoras ponderam a relação com agentes no período pós-pandemia.

Emerson Souza
A relação entre operadores e agências de viagens no pós-pandemia também virou tema na live Check Point realizada hoje (30). Sugerido por um participante onl-ine, o assunto foi comentado pelos convidados do bate-papo: o CEO da Agaxtur Viagens, Aldo Leone Filho, a sócia-diretora da Orinter, Ana Maria Berto, o diretor executivo da CVC, Claiton Armelin, e o sócio fundador da Europlus Operadora, Peter Weber.

Para sócio fundador da Europlus esse é um relacionamento que já está em transformação e tende a ser ainda mais diferente depois desse momento em que as conversas se dão à distância. De acordo com Weber uma questão cara aos agentes e já estudada pela operadora deve ser melhor analisada no pós-pandemia. "Estamos projetando meios para flexibilizar o comissionamento, dando mais autonomia aos agentes", diz.

Segundo o dirigente, as operadoras devem seguir o caminho de flexibilização de comissões na relação com as agências. "Dessa maneira, o agente poderá resolver a venda de maneira mais rápida sem ter que nos ligar, ou mandar e-mail".

Ana Maria Berto, da Orinter, e Aldo Leone Filho, da Agaxtur, falaram sobre a relação com agentes independentes ou freelancers. A diretora da Orinter lembrou que, atualmente, a empresa trabalha apenas com freelancers formalizados, do mesmo jeito que agirá no momento seguinte à crise. O CEO da Agaxtur comenta que também age da mesma forma e acrescenta que, com a experiência do isolamento, vai ser mais comum que hajam profissionais trabalhando assim, na independência. "Essa tendência não vai mudar a necessidade de empatia, de contato que o nosso mercado tem", pondera Leone.

Os dois também falaram sobre a preservação das cartas de crédito aos agentes. "A Orinter vai responder a todas as cartas de crédito e acho importante que os agentes se preocupem de fato com essa questão. É uma lição de casa para quem compra e a Orinter vai honrar cartas de crédito e reembolsos", diz.

A declaração foi endossada pelo líder da Agaxtur. "Vamos sim honrar essa carta de crédito e acreditamos numa retomada ótima pela frente com uma subida incrível com agentes vendendo valor e não preço".

LEIA TAMBÉM
Veja como operadoras atravessam a crise e projetam retomada

Tópicos relacionados