Juliana Monaco   |   10/02/2021 16:38
Atualizada em 10/02/2021 16:41

Carnaval representou apenas 10% das vendas de operadoras em JAN

48% das operadoras Braztoa afirma que as vendas para o carnaval não alcançarão 50% dos números de 2020

Divulgação
A Bahia está entre os destinos mais vendidos para o carnaval no mês de janeiro
A Bahia está entre os destinos mais vendidos para o carnaval no mês de janeiro
Uma das principais festividades do Brasil, o carnaval, que praticamente passou ileso por 2020, não escapou das consequências da pandemia de covid-19 neste ano. É o que mostra o mais recente estudo da Braztoa, que representa cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil. Segundo o levantamento, o carnaval representou menos de 10% das vendas do mês de janeiro para 76% das empresas. Já para 16%, a data comemorativa representou de 11% a 25% do faturamento do período.

Para 97% das empresas consultadas, o agravamento da crise gerada pela segunda onda de contágio foi o fator primordial de impacto nas vendas. Já 71% das pesquisadas revelaram que a definição tardia da manutenção do feriado também contribuiu para que esse importante período para o Turismo não representasse volume expressivo na comercialização das operadoras. Em relação aos destinos mais vendidos no mês de janeiro, destacam-se as regiões Nordeste, com Bahia, Ceará e Pernambuco; seguido pelo Sudeste, com Rio de Janeiro e interior de São Paulo. Já no internacional, Cancun, Punta Cana e Maldivas se destacam nas vendas.

EXPECTATIVAS

Para quase metade das pesquisadas (48%), as vendas gerais para o carnaval não alcançarão 50% dos números de 2020. Para 47% das operadoras, o faturamento do primeiro semestre de 2021 não atingirá 50% em comparação com o mesmo período pré-pandemia.

Já em relação ao segundo semestre deste ano, o número de empresas que espera um faturamento que não chegue a 50% apresenta pequena melhora e cai para 34%. Por outro lado, quase metade (45%) das operadoras acredita que o início da campanha de vacinação já tenha trazido algum impacto em consultas e reservas, mesmo as de longo prazo. Quando o tema se refere às vendas efetivas, esse percentual cai para 29%.

"O cancelamento do carnaval tem um impacto enorme em todo o setor. Mesmo com a pandemia, havia uma grande expectativa de viagens para o período, mas essa possibilidade não se concretizou. Existem muitas promoções e excelentes oportunidades para quem quer se planejar com antecedência e as operadoras estão preparadas para dar toda informação e suporte necessários para qualquer necessidade: desde a melhor data de compra, possibilidade de reagendamento ou algum tipo de alteração na viagem", disse o presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS