Filip Calixto   |   08/04/2022 15:50   |   Atualizada em 08/04/2022 17:12

Operadoras Braztoa embarcam 7,4 milhões de passageiros em 2021

Número de embarques apontado pelo Anuário Braztoa supera 2019 em 14% e 2020 em 124%

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Cerca de 7,4 milhões de pessoas embarcaram durante o ano passado, após fechar pacotes com empresas parceiras da Braztoa
Cerca de 7,4 milhões de pessoas embarcaram durante o ano passado, após fechar pacotes com empresas parceiras da Braztoa
Divulgados hoje (8), os dados do Anuário Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) mostram que, em 2021, já numa temporada com mais flexibilizações nas medidas contra a covid-19, os brasileiros voltaram a viajar dentro do País e pelo mundo. De acordo com o relatório, cerca de 7,4 milhões de pessoas embarcaram durante o ano passado após fechar pacotes com empresas parceiras da organização.

Segundo informa o anuário da Braztoa, o número de embarques representa crescimento de 124,6% em relação a 2020. Ao todo, a temporada de 2021 registrou 3,3 milhões de pessoas a mais, frente ao primeiro ano de pandemia do novo coronavírus. Na comparação com 2019, o total de embarques teve alta de 14%, cerca 1 milhão de passageiros a mais.

Essas viagens, ainda conforme o estudo, foram feitas em roteiros com duração média de cinco a nove dias, principalmente dentro do Brasil. Desse total de embarques, 95,8% foram para viagens domésticas e 4,2% para destinos fora do País. Esses percentuais representam aumento de 225% nos embarques domésticos em relação ao ano anterior e acréscimo de 117% sobre 2019.

O presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu, que apresentou parte do relatório durante evento da associação, esclarece que a alta procura dos brasileiros pelas viagens está relacionada ao período de restrições sociais durante a pandemia de covid-19. Ele também aponta que a preferência por viagens nacionais está ligada ao alto nível de restrições de entrada em outros países, o que favoreceu o doméstico.

PANROTAS / Filip Calixto
Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa
Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa
"Também é preciso salientar que foi um ano permeado pela evolução da vacina, que foi permitindo aos poucos que as viagens fossem aumentando. Foi ainda um ano difícil, com dificuldades, mas o doméstico tirou proveito de ter muitos países ainda fechados", pondera Nedelciu.

FATURAMENTO
Embora com bom número de passageiros embarcados, o resultado financeiro das operadoras de Turismo ficou aquém dos padrões anteriores à pandemia, conforme aponta o anuário. Em 2021, os operadores alcançaram R$ 7,1 bilhões em faturamento, uma recuperação de 77,3% em relação ao ano anterior. Contudo, quando a comparação é feita com 2019, esse número fica 44% abaixo do que foi registrado no período (R$ 15,1 bilhões).

O resultado financeiro, conforme aponta a Braztoa, pode ser explicado pelas remarcações de viagens. Do total de embarques realizados no ano passado, boa parte vem de remarcações de viagens que eram para ter acontecido em 2020, durante o primeiro ano da pandemia, o que não gera novas vendas.

A associação lembrou que ainda há muitas dessas remarcações a serem realizadas ao longo deste e dos próximos anos, o que pode gerar impacto no faturamento apontado nos próximos balanços.

Tópicos relacionados