Da Redação   |   24/11/2023 10:45
Atualizada em 27/11/2023 12:06

Com a Flot, agentes visitam principais atrações da capital da Tunísia

Famtour organizado pela operadora chegou ao seu 3º dia repleto de conhecimentos sobre Túnis


Marcel Buono / PANROTAS
Agentes de viagens durante visita à Medina de Túnis, na Tunísia
Agentes de viagens durante visita à Medina de Túnis, na Tunísia

TÚNIS (TUNÍSIA) – O terceiro dia do famtour da Flot Viagens na Tunísia foi reservado para conhecer os principais pontos turísticos da capital do país, Túnis, e de seus arredores, como o belo vilarejo de Sidi Bou Said. Os 25 agentes de viagens convidados pela operadora também tiveram a oportunidade de fazer uma inspeção no Hotel The Residence Tunis, um dos mais luxuosos da cidade.


Sempre guiados pela Gold Experiences, os profissionais do Turismo iniciaram as atividades do dia no centro da capital tunisiana, onde está localizada a Medina de Túnis, ou seja, a cidade antiga. Considerada um Patrimônio Histórico pela Unesco, a área conta com uma estrutura típica vista em nações árabes, principalmente as que fazem parte do chamado magrebe: uma grande mesquita central rodeada de vielas repletas de comércios dos mais variados tipos.

“A Medina de Túnis é uma das maiores e mais importantes do mundo, com mercados muito fortes de roupas de lã, joias feitas de ouro e outros produtos típicos da região. Os cafés e restaurantes da área também são interessantíssimos, permitindo que os turistas sintam ainda mais a cultura e os costumes locais. É um passeio imperdível para quem está na Tunísia”,

Eduardo Barbosa, o diretor da Flot Viagens

Durante o trajeto labiríntico pela estrutura milenar, o grupo fez uma parada para conhecer o trabalho realizado na perfumaria Palais du Jasmin, onde diversas essências que fazem parte dos perfumes mais famosos do mundo são produzidas naturalmente a partir de flores típicas da região, como o jasmim, tido como um símbolo tunisiano.

Marcel Buono / PANROTAS
Margarete Jorge (da Margarete Free) observa a grande variedade de fragrâncias produzidas na Palais du Jasmin
Margarete Jorge (da Margarete Free) observa a grande variedade de fragrâncias produzidas na Palais du Jasmin

Após a visita, os agentes de viagens seguiram para o Museu do Bardo, considerado o segundo mais rico em artefatos históricos do continente africano, ficando atrás apenas do Museu do Cairo, no Egito. O grande destaque da sua coleção fica por conta dos enormes mosaicos romanos que foram recuperados do período no qual a região foi dominada pelo império, sendo um dos maiores acervos do estilo existentes no mundo.

“Em um roteiro ideal, nossa sugestão é reservar um dia para visitar a Medina de Túnis e outro para o Museu do Bardo. Cerca de quatro horas em cada uma dessas atrações é a minha recomendação para explorar com calma e conhecer tudo o que elas oferecem”, disse Tahar Driaa, guia da Gold Experiences que esbanja um português fluente.

Marcel Buono / PANROTAS
Tahar Driaa (Gold Experiences) guia grupo de agentes de viagens durante visita ao Museu do Bardo, em Túnis
Tahar Driaa (Gold Experiences) guia grupo de agentes de viagens durante visita ao Museu do Bardo, em Túnis

Após almoço no luxuoso Hotel The Residence Tunis, o famtour seguiu seu caminho pela rica história da região, mais precisamente por onde um dia Cartago se ergueu como uma das principais cidades não só do Mar Mediterrâneo, como de todo o mundo clássico. Destruída pelo Império Romano em 146 a.C., suas ruínas são praticamente inexistentes, porém, grandes construções de Roma ainda podem ser visitadas. Um exemplo é o das Thermas de Antonini, mais um Patrimônio Histórico da Humanidade declarado pela Unesco que pertence à atual Tunísia e possui fácil acesso.

Última parada: Santorini?

Casas pintadas de branco, algumas dotadas de abóbodas em seus tetos, e construídas em encostas que dão no Mar Mediterrâneo. Portas, janelas e detalhes em azul. Não, não é a famosa cidade grega de Santorini. É Sidi Bou Said, uma charmosa vila fundada por pescadores localizada a cerca de 20 quilômetros de Túnis. Este foi o último destino do dia para o famtour da Flot Viagens.

A invenção do estilo arquitetônico característico pode até gerar debate entre as partes, mas não há dúvidas de que a vila tunisiana deve constar em um roteiro de viagem pelo país. Com opções de hospedagem luxuosas, restaurantes de alta gastronomia e uma marina, Sidi Bou Said não é apenas um destino turístico da Tunísia, mas da África como um todo. Um local ainda pouco explorado pelos brasileiros, mas que será cada vez mais descoberto pelo nosso Turismo nos próximos anos.


Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot. O famtour é patrocinado por ITA Airways e seguro IFASEG.

Tópicos relacionados