Da Redação   |   21/11/2023 19:42
Atualizada em 27/11/2023 12:07

Famtour da Flot é recebido pelo embaixador do Brasil na Tunísia; fotos

Agentes de viagens participaram de um coquetel de boas-vindas na nobre área residencial de Túnis

PANROTAS / Marcel Buono
Profissionais do Turismo liderados pela Flot Viagens durante coquetel realizado na Embaixada Brasileira em Túnis, na Tunísia
Profissionais do Turismo liderados pela Flot Viagens durante coquetel realizado na Embaixada Brasileira em Túnis, na Tunísia

TÚNIS (TUNÍSIA) – Literalmente em casa. Embaixador do Brasil na Tunísia desde o início do ano, Fernando José Marroni de Abreu abriu as portas da embaixada brasileira na capital do país africano, Tunes, onde reside, para receber 25 agentes de viagens que fazem parte do famtour organizado pela Flot Viagens.

Os futuros “gurus” do destino localizado no extremo norte da África tiveram a rara oportunidade de conversar com um líder de uma missão diplomática brasileira para entender como é a vida no país, buscando insights para atrair mais turistas ao local ainda pouco explorado pelo mercado nacional.

Diretor da Flot Viagens, Eduardo Barbosa destacou a importância do estreitamento de relações deste tipo para o desenvolvimento do Turismo e homenageou tanto o embaixador brasileiro como também o diretor geral da Organização Nacional do Turismo da Tunísia (ONTT), Helmi Hassine, pelo trabalho conjunto que vem sendo realizado com o intuito de fomentar o setor que é um dos três mais importantes da economia tunisiana.

“Trouxemos um reconhecimento, assim como um agradecimento, pelo esforço e pela hospitalidade, tanto da Embaixada Brasileira na Tunísia como da ONTT, em prol do Turismo de cada vez mais brasileiros na região. A realização deste famtour com 25 agentes de viagens de diferentes Estados do País é mais uma prova de que estamos fazendo um grande trabalho de divulgação do destino no Brasil. Agora pretendemos mostrar a alguns empresários tunisianos que o nosso país também está de portas abertas para receber turistas vindos da Tunísia”, contou Barbosa.

Menos conservador e mais brasileiro

Há mais de 40 anos na carreira diplomática, Fernando José Marroni de Abreu destacou o potencial da Tunísia para ser uma força no Turismo também entre os brasileiros, uma vez que a região já é regularmente procurada por visitantes de países europeus há décadas. Predominantemente muçulmana, a Tunísia é considerada uma das nações mais “abertas” da religião, com liberdades e direitos que não são vistos em muitos dos países do “mundo árabe”, principalmente os relacionados às mulheres. Desde 2021, por exemplo, a nação tem uma mulher, Najla Romdhan, como primeira-ministra: um fato inédito entre os governos de países árabes.

PANROTAS / Marcel Buono
Eduardo Barbosa (diretor da Flot Viagens), Fernando José Marroni de Abreu (Embaixador do Brasil na Tunísia), Helmi Hassine (diretor da ONTT) e Slim Fsili (diretor da Gold Experiences)
Eduardo Barbosa (diretor da Flot Viagens), Fernando José Marroni de Abreu (Embaixador do Brasil na Tunísia), Helmi Hassine (diretor da ONTT) e Slim Fsili (diretor da Gold Experiences)

“Muita gente diz que os tunisianos são os brasileiros da África. São alegres, gostam de festa e são muito mais abertos e flexíveis que outros países que seguem a mesma religião. O brasileiro que chega aqui é muito bem recebido. Temos uma ótima imagem entre a população local e não vemos traços de xenofobia nesta relação. Estive aqui pela primeira vez em 2005, quando vim para a lua de mel com a minha esposa, e é nítida a modernização e a diversificação do Turismo do país neste período”, comentou Abreu.

“A Tunísia oferece uma grande variedade de atrativos. A parte histórica é fortíssima, envolvendo grandes civilizações do passado como os cartageneses, os romanos, os fenícios, os fatímidas, entre outros. O Império Romano só chegou ao patamar que chegou após derrotar Cartago, a cidade que dominava o Mar Mediterrâneo naquela época. Além do fator histórico, a Tunísia ainda conta com praias, lagos e desertos encantadores, sendo que todos os locais são acessíveis por via terrestre, permitindo um roteiro completo pelo território”, completou o embaixador brasileiro.

Durante o encontro, Abreu e Hassine também destacaram a gastronomia local, que já conta com rotas turísticas relacionadas à produção de azeites de oliva e vinhos, e outro ponto positivo da Tunísia frente a alguns de seus “concorrentes” pelo turista brasileiro: um assédio muito menor em comparação a países da região como o Marrocos e o Egito.

Nesta quarta-feira (22), o famtour organizado pela Flot segue para a cidade Testour e para o sítio arqueológico de Dougga, considerado Patrimônio Histórico pela Unesco.


Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot. O famtour é patrocinado por ITA Airways e seguro IFASEG.

Tópicos relacionados