Da Redação   |   02/10/2023 16:35
Atualizada em 03/10/2023 12:02

Flot conclui famtour de 10 dias no Qatar e Omã; veja como foi

Grupo de agentes de viagens embarca amanhã (3) de volta ao Brasil


PANROTAS/Claudio Schapochnik
O grupo do famtour da Flot no Castelo de Jabrin
O grupo do famtour da Flot no Castelo de Jabrin

Hoje (2) foi o último dia do famtour da Flot no Sultanato de Omã. Desta forma, a operadora termina a viagem de capacitação na Península Arábica, onde levou antes os oito profissionais de turismo também ao Estado do Qatar. No total foram dez dias. O grupo de agentes de viagens embarca amanhã (3) de volta ao Brasil.

LEIA AS NOTÍCIAS DE COBERTURA DA FLOT EM CATAR E OMÃ
Flot inicia famtour para Catar e Omã; acompanhe tudo na PANROTAS
Famtour da Flot visita museu, hotéis e mercados em Doha
Deserto e Mesquita Azul marcam 3º dia do famtour da Flot no Catar
Famtour da Flot desembarca no Sultanado de Omã; fotos
Famtour da Flot vê fortalezas portuguesas em Omã; veja fotos
No Sul de Omã, famtour da Flot vê tartarugas marinhas; fotos
No deserto de Omã, Flot leva agentes a oásis e hotéis; fotos
Famtour da Flot vê ponto culminante de Omã, de 3.009 metros
Agentes do famtour da Flot visitam Patrimônio da Unesco no Omã

SALDO POSITIVO
O diretor da Flot, Eduardo Barbosa, avaliou positivamente o famtour. “O objetivo maior desta capacitação foi apresentar aos agentes um novo destino – Omã –, que consideramos excepcional para o viajante brasileiro”, afirmou ele.

“Excepcional por quê? Porque em um território relativamente pequeno há uma concentração fabulosa de atrações e experiências histórico-culturais e de natureza”, emendou o diretor. “Omã mantém uma autenticidade singular entre os países da Península Arábica”

Eduardo Barbosa

“Vale destacar ainda que o sultanato tem cinco destinos na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco – e neste famtour visitamos um, o sistema de irrigação “falaj” em Birkat Al Mouz, e observamos outro, o Castelo de Bahla”, destacou o diretor. “O país tem ainda uma rede hoteleira internacional estabelecida, de marcas como Kempinski, Sheraton e Anantara, e outras que estão a caminho, por exemplo a Mandarin Oriental.”

“A grande dica é fazer uma round-trip como nós realizamos neste famtour: começando pela capital, Mascate, onde visitamos a Grande Mesquita, a ópera e o souk (mercado) e vimos os fortes portugueses e, depois, o deserto, as montanhas e as vilas do interior, cuja população mantém vivas as tradições”, disse Barbosa.

“Em relação à gastronomia, o passageiro brasileiro conhece vários pratos servidos por aqui, como homus, coalhada seca, arroz com lentilha, frango grelhado, babaganush e kafta bovina e ovina.”

Segundo o diretor, “a Flot espera lançar em breve saídas de grupos para Omã para 2024”. “No entanto, já temos o destino para saídas individuais diárias”, completou ele.

Castelos e casa de família "Omani"

Na manhã de hoje (2), o grupo da Flot fez check-out no hotel Golden Tulip em Nizwa e seguiu para o primeiro compromisso do dia: conhecer o bem conservado Castelo de Jabrin. Do final do século 17, o edifício foi originalmente construído para ser um centro de estudos do “Corão” – o livro sagrado do islamismo.

Logo após, os agentes de viagens fizeram uma parada para observar o majestoso Castelo de Bahla, inicialmente do século 12 – Patrimônio Mundial da Unesco desde 1987.

Depois, na localidade de Al Hamra, o grupo conheceu uma casa que mostra, fiel e didaticamente, como é uma residência “omani” – o gentílico local de Omã. Na Bait Al Safah, o grupo pôde ver também como se faz pão e cosméticos. Uma atração para lá de interessante.

O almoço, precedido por um site inspection, foi no hotel The View Hail Al Shas. Trata-se de uma propriedade isolada “debruçada” numa montanha com linda vista.

Depois, o grupo da Flot retornou à capital de Omã, Mascate. Na cidade, os agentes fizeram mais site inspections nos seguintes hotéis – todos próximos de shoppings e do aeroporto internacional: Levatio Suites by Radisson (onde os profissionais estão hospedados), Radisson Panorama Muscat e Grand Millenium Muscat Hotel, onde ocorreu também o jantar.

Amanhã (3), o grupo volta com a Qatar Airways para São Paulo, saindo do aeroporto de Mascate, com conexão em Doha, no Qatar. Lá os agentes embarcam no voo direto da empresa, que deve pousar em GRU às 17h15 (hora local).

Claudio Schapochnik, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot Viagens, voando Qatar Airways com seguro de viagem Ifaseg

Tópicos relacionados