Artur Luiz Andrade   |   26/03/2024 21:22   |   Atualizada em 26/03/2024 21:37

CVC Corp atingiu vendas de R$ 15,4 bilhões em 2023, no Brasil e Argentina

Vendas B2C, segundo análise da companhia, foi destaque no último trimestre do ano passado

PANROTAS / Guilherme Alcorta
Gustavo Paulus e Fabio Godinho: volta da família Paulus e gestão de Godinho guiaram as mudanças no segundo semestre de 2023, que ajudaram a CVC Corp a retomar a curva de crescimento
Gustavo Paulus e Fabio Godinho: volta da família Paulus e gestão de Godinho guiaram as mudanças no segundo semestre de 2023, que ajudaram a CVC Corp a retomar a curva de crescimento

A CVC Corp atingiu R$ 15,4 bilhões em reservas confirmadas no ano passado, um crescimento de 10% em relação a 2022. O número, que inclui vendas da CVC na Argentina, é igual ao das vendas somente no Brasil em 2019, pré-pandemia. Naquele ano, a CVC Corp ultrapassou R$ 17 bilhões em vendas, com os R$ 1,8 bilhão da Argentina. Em 2023 a Argentina fez R$ 4,2 bilhões e o Brasil R$ 11,1 bilhões.

Segundo análise da própria empresa, o destaque do último trimestre de 2023 foi o B2C (vendas diretas ao consumidor final), que obteve 21,2% de crescimento e aumento de rentabilidade, “impulsionado principalmente pela abertura de lojas físicas da CVC Viagens, e que também reforçam o crescimento da CVC Corp em relação ao varejo de forma geral.”

No último trimestre do ano, foram abertas 42 novas lojas CVC, sendo que no segundo semestre foram 60 novas unidades, do total de 80 inauguradas durante todo o ano de 2023. A meta da companhia é retomar as 1,4 mil lojas de antes da pandemia, o que deve ocorrer até o próximo ano.

Esse aumento ampliou ainda mais a venda de produtos exclusivos nacionais, que atingiram share de 15,6% na CVC e 7p.p. no take rate em relação ao 4T22. Em relação às vendas nas mesmas lojas, crescimento de 20% (SSS – Same Store Sales) X 4T22, “crescimento muito superior à malha aérea do Brasil e ao mercado de Turismo como um todo, demonstrando que a CVC Corp volta a ganhar marketshare”, analisa a companhia.

“Os últimos seis meses de 2023 foram marcados por grandes mudanças que envolveram ajuste da governança, com a volta da Família Paulus como acionistas estratégicos da companhia, combinando tanto o conhecimento do mercado de Turismo quanto do mercado de capitas, gestão especialista, resgatando o DNA das marcas da CVC Corp, tecnologia de ponta, produtos exclusivos mais competitivos e rentáveis, formas alternativas ao cartão de crédito para pagamento das viagens e o reforço da jornada figital, combinando experiências on e offline, que é o foco e o futuro do nosso principal negócio. Somos uma empresa com 51 anos de experiência e continuaremos por mais 50 anos levando modernidade e tradição andando lado a lado", afirma Fabio Godinho, CEO da CVC Corp.

Fabio Godinho, CEO da CVC Corp

"Mais de 30% das vendas hoje são captadas on-line e acabam numa loja física. Estamos onde o cliente quer estar, prestando assistência de ponta a ponta para uma viagem de férias sem preocupação. Estamos chegando no interior do Brasil para somar a tradição da nossa marca origem de viagem e mais lembrada pelo consumidor brasileiro a um amplo plano de expansão por todo o País. Para 2024, vamos aprimorar e modernizar ainda mais o modelo de negócio das empresas da CVC Corp, reiterando nosso compromisso com a rentabilidade dos nossos acionistas, credibilidade com nossos stakeholders e fomento do setor de turismo”, reforça o CEO.

Quarto tri

Entre os destaques do 4T23 na CVC Corp, a empresa também destacou, em seu comunicado ao mercado, o lucro líquido caixa do período, que atingiu R$ 18,8 milhões, crescimento de R$ 216,4 milhões em relação ao 4T22 (R$ 482,8 milhões no caixa final do 4T23).

“Focando na rentabilidade das operações, o take rate consolidado aumentou 0,7 p.p. em relação a 2022, reflexo da melhora deste indicador em todas as unidades de negócio juntos: B2C, B2B e Argentina”, diz outro trecho do comunicado da CVC Corp, que ainda ressaltou a busca pela redução de despesas administrativas. No quarto trimestre, houve redução de 28,7% em relação ao mesmo período de 2022. O EBITDA ajustado do 4T23 foi de R$ 86,4 milhões, ante R$ 4,2 milhões no 4T22. A receita líquida da CVC Corp somou R$ 352,2 milhões no 4T23, ante R$ 321,4 milhões no 4T22, crescimento de 9,6%, reflexo da operação positiva do B2C.

No ano, a CVC Corp registrou um prejuízo de R$ 456 milhões e receita líquida de R$ 1,3 bilhão.

Resultados do B2B

No B2B, a CVC Corp deu destaque para o foco na priorização da rentabilidade das operações, descontinuação de venda de passagens aéreas para milheiros, com aumento de take rate de 0.4 p.p. Somente na Rextur Advance, consolidadora do grupo, o crescimento foi de 1,2 p.p., passando de 5,37% no 4T22 para 5,89% no 4T23.

A empresa lembrou ainda que foi homologado o aumento de capital decorrente do exercício dos Bônus de Subscrição, injetando mais R$ 226 milhões na companhia, “recurso, este, importante para o reforço do capital de giro e gestão de estrutura de capital da CVC Corp, reduzindo a alavancagem e o endividamento líquido em -R$ 225 milhões entre trimestres consecutivos (4T23 x 3T23)”.



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