Na Indaba, brasileiros revelam o que vão vender de África
Evento foi realizado na última semana em Durban, na África do Sul, com mais de 1,3 mil expositores

DURBAN - Na última semana aconteceu a Africa’s Travel Indaba 2025, o maior evento B2B de Turismo do continente africano. Uma comitiva de 18 operadores brasileiros marcou presença no evento, que reuniu 1.000 hosted buyers de 55 países, mais de 1,3 mil expositores e 27 países africanos representados no local.
O Portal PANROTAS perguntou a brasileiros o que eles pretendem vender para os clientes a partir dos negócios feitos em Durban. Confira:
Lucas Novaes - Cativa Operadora
“Foi uma intensa agenda, marcada por reuniões valiosas, trocas enriquecedoras e novas possibilidades surgindo para consolidar ainda mais o destino África no mercado brasileiro. Os diálogos com parceiros, operadores e DMCs locais demonstram um interesse genuíno em conectar culturas, vivências e oportunidades. Apostar nas vendas na África é confiar em um destino forte, desde boas opções de hospedagem a safaris e experiências. Um destaque positivo da minha viagem foi o serviço de bordo e gastronomia da Cem Air, companhia de voos domésticos que nos surpreendeu”.
Osmar Silva - Tix Turismo
"Participar deste importante evento ampliou nossas possibilidades de roteiros para quem sonha viver a experiência de um safári. Identificamos novas opções com base em Cape Town, que pode ser tanto ponto de chegada quanto de partida, com experiências incríveis de safári a distâncias muito mais acessíveis”.
Gabriela Consalter - Blanc Tour Operadora
“Foi uma feira muito calorosa e receptiva, com muitos parceiros interessantes e possibilidades enormes de negócios. Pretendo vender mais Tanzânia e Quênia, além de aprimorar as vendas de África do Sul”.
Aline Pimenta - Orinter
“A Indaba é sem dúvidas uma feira importante para a promoção de novos negócios e dos destinos africanos. Pretendemos seguir com as vendas para a África do Sul, mas sentimos a necessidade de explorar também destinos como a Botswana e a Namíbia, que são incríveis e promissores como novas tendências para 2025 e os próximos anos”.
Gabriel Viana - TGK Travel
“Participar da Indaba foi uma experiência incrível, que expandiu meus horizontes em meio às possibilidades de produtos e experiências para oferecer aos passageiros. Além da África do Sul, que já está bastante difundida em nosso mercado, queremos apostar cada vez mais em outros destinos do continente africano, oferecendo experiências cada vez mais autênticas e transformadoras. Os lodges Thornybush e Tanda Tula, no Parque Kruger, e Chem Chem, na Tanzânia, estão entre os produtos que vou indicar aos clientes”.
Paulo Neto - Fábrica de Viagem
“A Indaba trouxe uma seleção de produtos direcionados ao perfil do mercado brasileiro. Durante os três dias percebi que cada lodge, hotel ou DMC vem se preparando melhor para nosso mercado. O principal objetivo agora é formatar mais e mais produtos focados na imersão do passageiro com o ambiente, experiências que possam ser mais pessoais do que coletivas”.
Danieli Clemente - Uneworld Operadora
“Reforçamos as parcerias já consolidadas e exploramos novas oportunidades com fornecedores estratégicos. A participação no evento fortalece as conexões entre Brasil e África, impulsionando o desenvolvimento mútuo do turismo. O destaque vai para o crescente interesse dos brasileiros em explorar o continente africano, uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos e abre novas possibilidades para o setor”.
Daniela Fernandes - Be Experience
"Pude expandir as possibilidades de destinos a serem comercializados, abrindo um novo leque, bem como aprimorando os roteiros já vendidos pela empresa. Destaque para hotéis e atividades na Rota Jardim, safáris a partir de Durban, Cape Town e Joanesburgo que vão além do Parque Kruger e atendem aos clientes com um budget menor, ou que não desejam pegar um novo voo até lá. E também roteiros que combinam países vizinhos em uma única viagem, tal como Zâmbia e Zimbábue, ou uma experiência bastante exótica em Uganda".
Tatiana Kriwat - Bon Voyage Operadora
"Já operávamos muitos dos destinos do continente, e agora pós-Indaba temos mais produtos para trabalhar, operadores locais ainda mais próximos e novas e excepcionais experiências para apresentar aos nossos clientes. Um destaque especial para a experiência do Sidecar, em Cape Town, oferta de lodges em diferentes reservas como Amakhala e Madikwe, além do turismo com acessibilidade na África do Sul, Tanzânia, Quênia, Zanzibar, Botswana e Namíbia".
Marcos Martins, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Indaba, com seguro viagem Intermac.