Azul Viagens cresce 36% com multimarcas e 55% com lojas; veja estratégias
Head e gerentes da operadora compartilharam insights durante o Agente Tá On Na Estrada, em Foz do Iguaçu

FOZ DO IGUAÇU (PR) – A Azul Viagens vem registrando crescimento expressivo em seus principais canais de distribuição neste primeiro quadrimestre de 2024. Em entrevista durante o Agente Tá On Na Estrada, em Foz do Iguaçu, com os 300 agentes que mais vendem a operadora, as gerentes responsáveis pelas lojas e agências multimarcas dividiram números e estratégias das operações.
As agências ativas (multimarcas), responsáveis pela maior fatia do faturamento da Azul Viagens, tiveram um aumento de 36% no faturamento nos quatro primeiros meses e 42% no número de reservas em relação ao mesmo período de 2023. O número de agências também cresceu: 18% a mais passaram a emitir com a operadora, superando inclusive o total de novas agências de todo o ano passado.
Já no canal de lojas, o crescimento também foi relevante. Considerando todas as unidades – novas e já existentes — a alta foi de 55% no volume de vendas, sendo que apenas as lojas abertas anteriormente cresceram 39% no comparativo com 2023.
“A estratégia da Azul Viagens tem sido ampliar a capilaridade nacional, com foco em regiões como o interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste, Paraná e até mesmo o Norte do Brasil, onde registramos, pela primeira vez, uma agência no nível ‘Diamante’, a mais alta classificação dentro da nossa estratégia de clusterização"
Priscilla Godoy, gerente comercial do Canal Agências Multimarcas da Azul Viagens
A clusterização, inclusive, é uma das ferramentas adotadas para estimular o engajamento e crescimento dos parceiros, classificando agências e lojas em grupos (Diamante, Safira, Topázio e Básico) com base no desempenho e maturidade. “É uma forma de reconhecer o esforço e criar uma jornada de crescimento dentro da Azul Viagens”, acrescentou a gerente das Lojas Azul Viagens, Patricia Gomes.
Sinergia entre lojas e agências e papel da Azul
A sinergia entre agências multimarcas e lojas é algo que a operadora sempre reforça ao mercado. De acordo com as executivas, a abertura de uma loja em determinada cidade tende a impulsionar as vendas de toda a rede – inclusive das multimarcas – ao ampliar a visibilidade da Azul na região. “Muitos lojistas, inclusive, também são multimarcas, e a ideia é que um modelo complemente o outro”, diz Priscilla.
A head da Azul Viagens, Giulliana Mesquita, destacou ainda o papel da Azul como companhia aérea com maior número de destinos voados no País, o que se reflete na missão da operadora de estar presente em todas as regiões e fomentar o Turismo de forma ampla, incluindo capacitação em praças menos exploradas.
Junto com a malha, vem o modelo de voos dedicados, diferencial da Azul Viagens. E esse formato só se sustenta com uma base sólida de multimarcas e lojas em conjunto. “É a combinação entre os canais que garante força para o nosso produto exclusivo”, finalizou.
O Portal PANROTAS viaja a convite da Azul Viagens