Rodrigo Vieira   |   03/07/2025 16:41
Atualizada em 03/07/2025 17:16

Braztoa reúne associados para discutir o setor em São Paulo; veja fotos

Confira quem compareceu ao evento para debater IOF, reforma tributária e outros temas pertinentes

PANROTAS / Emerson Souza
Fabiano Camargo e Marina Figueiredo, da presidente do Conselho e presidente executiva da Braztoa
Fabiano Camargo e Marina Figueiredo, da presidente do Conselho e presidente executiva da Braztoa

Há momentos que são para falar de coisas sérias e outros para descontrair. Ambos tiveram lugar no encontro das operadoras associadas à Braztoa realizado nesta quinta-feira (3). Desde a pandemia a entidade não reunia tantas lideranças presencialmente para discutir o setor, falar de negócios e... bater papo e dar algumas risadas.

O almoço em uma cantina italiana em São Paulo serviu para atualizar os associados sobre temas pertinentes como impacto da reforma tributária, as dúvidas sobre as questões do IOF e alta da Selic.

PANROTAS / Emerson Souza
Associados da Braztoa reunidos em almoço nesta quinta (3)
Associados da Braztoa reunidos em almoço nesta quinta (3)

O presidente do Conselho da Braztoa, Fabiano Camargo, diz que a projeção é de um segundo semestre desafiador sobretudo por conta das indefinições. "A dificuldade em fazer previsões traz problema no mercado como um todo, e sempre se reflete no Turismo, seja no lazer ou nas viagens corporativas. Temos desafios pela frente nos próximos meses e já no ano que vem, pois sabemos que a reforma tributária vai mudar a maneira que o consumidor vê os valores. Estamos estudando as tratativas e, enfim, são caminhos que nós temos de pensar como seguir", afirma Camargo.

"Contudo, as operadoras estão sempre olhando adiante, entendendo como cada desafio afeta o segmento e se fortalecendo junto aos agentes de viagens e fornecedores", completa.

PANROTAS / Emerson Souza
Ex-presidentes da Braztoa: José Zuquim, Eduardo Barbosa e Roberto Nedelciu, com o atual Fabiano Camargo
Ex-presidentes da Braztoa: José Zuquim, Eduardo Barbosa e Roberto Nedelciu, com o atual Fabiano Camargo

Fato é que desafios sempre farão parte da vida das operadoras de viagens no Brasil, e mesmo com tantos deles nos últimos anos, as associadas à Braztoa estão enfileirando índices de crescimento. Resultados divulgados pelo Anuário Braztoa 2025, publicado nesta semana, mostram alta de 15% no faturamento em comparação com o ano passado: R$ 22,09 bilhões foram somados em vendas, contra R$ 19,24 bilhões.

Clique aqui para ver os dados com mais detalhes.

Enfim, há ou não há motivos para sorrir e celebrar? Não à toa a atmosfera era totalmente positiva entre os empresários nesta manhã e tarde da semana mais fria do ano em São Paulo. Ao Portal PANROTAS, mais de um operador relatou que a principal preocupação neste ano é encontrar mão de obra qualificada para dar conta da alta demanda vinda dos agentes de viagens.

A presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, reforça esta realidade. "As operadoras associadas entendem seu posicionamento: entregar conhecimento, expertise, facilidade, segurança e comodidade aos agentes de viagens. Sempre direcionamos seus olhares para isso, fazendo entender que quanto mais ajudas os agentes tiverem para venderem com consultoria, melhor", aponta Marina. "O operador é um parceiro estratégico para o desenvolvimento como um todo do Turismo. Estamos atuando muito para esse entendimento. Somos agentes de transformação para os negócios."

A seguir, veja fotos do almoço de quinta-feira da Braztoa:



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados