Da Redação   |   15/07/2025 11:56

Famtour da Flot Viagens conhece El Yunque National Forest, em Porto Rico; fotos

O parque é o único tropical do sistema de parques nacionais dos Estados Unidos fora do continente

PANROTAS/Luiza Lorenzetti
Cachoeira do El Yunque National Forest
Cachoeira do El Yunque National Forest

SAN JUAN - No segundo dia do famtour promovido pela Flot Viagens, em parceria com a Discover Puerto Rico, os 13 agentes de viagens brasileiros que participam da experiência começaram o dia cedo. O grupo está hospedado no Hilton Garden Inn San Juan Condado, na capital do país, e levou cerca de quarenta minutos para chegar até o El Yunque National Forest.

Apesar de pequeno, o parque abriga uma rica biodiversidade, com trilhas, cachoeiras e paisagens da floresta tropical. O grupo foi acompanhado pelo guia turístico Francisco Battistini.

Para o porto-riquenho, o parque é o seu lugar preferido da ilha: “Cresci ao lado de El Yunque. Tive a oportunidade de vir aqui quase todos os dias da minha vida. Vi como ele muda com as estações, vi as transformações desde o furacão até o que ele se tornou hoje — e agora ele é o meu trabalho. Então, eu amo o que faço, porque sou apaixonado pela floresta, pela vida e pela beleza que esse pequeno pedaço de terra oferece a mim e à minha família, porque moramos do outro lado”, explica.

O grupo começou o passeio pelo Centro de Visitantes do parque. O espaço conta com galerias interativas e exposições sobre flora, fauna e história do parque, com painéis educativos e arte local. Ali, foi possível fazer uma pausa no café do Centro.

Na sequência, os agentes subiram as escadas internas da Torre Yokahú, que leva os visitantes para um ponto de observação com vista panorâmica da floresta, das montanhas e da costa atlântica.

O passeio se encerrou com uma trilha leve de cerca de 15 minutos, que levou o grupo até uma cachoeira, onde foi possível se refrescar na água cristalina e relaxar nas pedras.

Mesmo movimentado, o parque manteve-se organizado e sem tumulto. Para Battistini, o turismo em Porto Rico representa um motor de desenvolvimento econômico com impacto social positivo.

“Para mim, o turismo é um tipo de economia que tem efeito dominó. Não é uma economia que fica concentrada nas mãos de poucos: é um tipo de economia que desenvolve infraestrutura, fortalece microempresas e se espalha além da capital de Porto Rico, atraindo pessoas para conhecer as maravilhas da ilha. E quando alguém vai descobrir essas maravilhas fora da cidade, essa pessoa também contribui com a comida local, com a experiência vivida, com os presentinhos que compra”

explicou Francisco Battistini.

“Para mim, essa é uma das melhores formas de construir um Turismo sustentável e de mostrar ao mundo que Porto Rico tem muitas coisas bonitas para visitar, e que esse turismo gera uma economia distribuída, que alcança muitas mãos. Isso, para mim, é o mais importante”, concluiu.


Luiza Lorenzetti, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot Viagens, com seguro viagem Intermac.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados