Orinter projeta alta de 35% nas vendas de Wedding e revela tendências para 2025
Operadora promove hoje (22) a 3ª edição do Summit Orinter de Casamentos, reunindo mais de 100 agentes

A Orinter realiza hoje (22), em São Paulo, a terceira edição do Travel Summit de Casamentos, reunindo cerca de 120 agentes de viagens para um dia repleto de capacitações e workshop com fornecedores. O segmento já é bem representativo para a operadora, que espera alta de 35% nas vendas do produto neste ano.
O objetivo do evento, segundo a gerente de Casamentos da Orinter, Juliana Ribeiro, é capacitar os agentes de viagens para que eles se tornem especialistas no segmento.
"Hoje temos no Brasil pouquíssimas agências especialistas em destination wedding, então, a ideia da Orinter é capacitá-las cada vez mais, porque são vendas, produtos que acabam se perdendo, e o agente muitas vezes não lucra porque o cliente vai fechar isso na internet ou direto no hotel, e aí ele vai voltar frustrado porque vai ver um casamento e falar 'eu podia ter feito essa experiência, ter tido esse momento, e acabei perdendo porque não tinha conhecimento e não tinha alguém para me oferecer um suporte nesse segmento"
Juliana Ribeiro, gerente de Casamentos da Orinter
Esse suporte às agências é oferecido pela Orinter, permitindo que até as agências que não são especializadas em wedding consigam fazer a venda. Segundo ela, o agente não precisa ser um especialista, porque a Orinter tem esse departamento de Wedding para dar suporte a ele.
"A nossa equipe trabalha e atua juntamente com o agente para que as informações mais técnicas, que vão consumir muito tempo do agente, fiquem a cargo da nossa equipe. Nós disponibilizamos quatro pacotes de assessoria por meio dos quais falamos com o casal e tiramos todas as dúvidas, resolvendo os detalhes mais logísticos do dia dia, como decoração, flor, menu, sem que a agência precise se envolver, e ela usa a nossa estrutura como sendo própria, vende para o cliente dela como se fosse um serviço", explica a gerente de Casamentos da Orinter.
Ela ainda comentou sobre a expansão do setor no Brasil. "Desde a pandemia, notamos um aumento nas vendas de Wedding. O ano passado, a nossa expectativa de crescimento era de 25%. Alcançamos esse número e, para este ano, a gente está trabalhando com 35%. Já estamos em 31%, mais ou menos, dessa média", destaca Juliana.
Tailândia se destaca como destination wedding para os brasileiros

Juliana conta que a Tailândia, que é o master sponsor do evento, tem se destacado cada vez mais como destino de casamentos para os brasileiros. "O destino realmente está trabalhando o mercado brasileiro muito forte para esse segmento", conta.
O diretor de Marketing da Orinter, Jorge Souza, por sua vez, destaca que a operadora ampliou o seu de destinos para casamentos. "Antigamente era muito Caribe e agora o Brasil está bem forte também. O brasileiro gosta de exclusividade e no País, além dos destinos que praia no Nordeste, que são os favoritos, destacam-se também lugares diferentes, como o Pantanal e a Chapada dos Veadeiros, por exemplo", conta Souza.
No Exterior, além da Tailândia, já citada, destinos com vinhedos, como Mendoza, na Argentina, e o Uruguai, também despontam. Embora o carro-chefe ainda seja o Caribe, Punta Cana, Cancun e ilhas como Curaçao, Aruba, Bahamas vêm crescendo nas buscas dos viajantes que querem casar. Na Europa, Grécia, Itália e Portugal se sobressaem.
No Brasil, como já citado, os resorts no Nordeste fazem sucesso. "A Bahia é muito forte, na parte de Imbassaí, Mata de São João, Costa do Sauípe. E a gente trabalha também trabalha com outros destinos, como, por exemplo, o Rio de Janeiro, vinícolas no Sul, mas aí são pedidos a la carte que a gente trabalha um a um", conta Juliana Ribeiro.
Casamentos para a comunidade LGBT

Jorge Souza conta que a Orinter tem trabalhado também o segmento de casamentos LGBT. "Estamos entrando nesse segmento, fiz uma viagem recente para o evento G Network, que era um um workshop para produtos da comunidade LGBT, e estamos fechando parceria com o Uruguai para casamentos homoafetivos lá também, assim como na Argentina. Iremos apresentar esse produto amanhã, na Expo LGBT, onde teremos um estande", contou ele.