Beatriz Contelli   |   12/08/2025 13:01
Atualizada em 12/08/2025 14:36

Arnaldo Franken (Diversa) alerta para perigo de parcelamentos excessivos no setor

Há vários exemplos de empresas que ofereceram condições malucas e quebraram, afirma CEO do Grupo Arbo

PANROTAS / Beatriz Contelli
Hugo Clemente, Manoel Vale e Arnaldo Franken durante painel no Workshop Diversa
Hugo Clemente, Manoel Vale e Arnaldo Franken durante painel no Workshop Diversa

CAMAÇARI (BA) - O CEO do Grupo Arbo, ao qual pertence a Diversa Turismo, Arnaldo Franken, alertou aos centenas de agentes de viagens participantes do Workshop Diversa sobre os riscos de parcelamento sem juros em excesso.

O tema veio à tona em um painel no segundo dia do evento, realizado na Bahia, que falava sobre a importância da sustentabilidade financeira no Turismo. O debate foi mediado por James Giacomini, diretor comercial do Interior de São Paulo da Diversa, e teve a participação de Hugo Clemente, superintendente do Banco Bradesco, e Manoel Vale, gerente de Relacionamento com o Mercado de Viagens da Bradesco Cartões.

Os especialistas concordaram que manter um fluxo de caixa saudável é essencial e isso passa por evitar condições de parcelamento excessivas. “Não vamos aumentar as opções de parcelamento sem juros. É importante que as operadoras mantenham caixa. Há vários exemplos na história de empresas que ofereceram condições malucas e quebraram”, alertou Arnaldo Franken.

O CEO do Grupo Arbo também reforçou que é preciso repensar o hábito de vender viagens com muitas parcelas. “Muito se fala que o passageiro pode desistir da compra se não for parcelada em 12 vezes. Mas temos que defender a redução. Quase nenhuma companhia aérea vende mais em dez vezes, o máximo é quatro ou seis. É melhor pagar mais barato à vista ou com menos parcelas e ter um mercado forte, sem riscos”, afirmou.

PANROTAS / Beatriz Contelli
Arnaldo Franken, CEO do Grupo Arbo
Arnaldo Franken, CEO do Grupo Arbo

De acordo com Manoel Vale, antecipar as vendas de cartão de crédito é uma das formas mais eficientes de fazer caixa. O gerente de Relacionamento também ressaltou que o cartão pode ser um aliado estratégico: “Faz diferença poder pagar hospedagem e aéreo em até 40 dias. Estamos segmentando o ecossistema de viagens como um canal de negócios no Bradesco, o que significa mais crédito, seguros viagem gratuitos e facilidades para o viajante, com menor custo administrativo.”

Franken completou o painel destacando os pilares da sustentabilidade financeira da Diversa e as soluções de pagamento facilitadas que a operadora oferece. “Analisem o custo financeiro das vendas, valorizem o pagamento à vista, escolham parceiros sólidos e responsáveis. O risco não é só da operadora. Quando uma empresa quebra, quem fica no prejuízo é o agente — e o passageiro, que pode acabar sem voo, sem hotel e sem viagem. Se vocês usarem o DivPix nas vendas, terão mais margem e poderão vender mais barato. Temos que trabalhar para mudar o comportamento dos clientes, reduzindo a inflação e mantendo mais dinheiro circulando no mercado.”

A PANROTAS viaja a convite da Diversa Turismo.

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