Da Redação   |   22/08/2025 09:35
Atualizada em 22/08/2025 12:23

ICs da Primetour conhecem o luxo e a tradição do Riad Fès Hotel, no Marrocos; fotos

Famtour da operadora está em Fez para explorar a oferta turística de alto padrão da cidade


PANROTAS / Guilherme Alcorta
Adriana Cabello (A.Travel), Mayra Iguchi (HIP Hotels), Andrea Cabello (A.Travel), Karina Nemer (KN Viagens), e Raquel Mallorquin (Arosa Travel)
Adriana Cabello (A.Travel), Mayra Iguchi (HIP Hotels), Andrea Cabello (A.Travel), Karina Nemer (KN Viagens), e Raquel Mallorquin (Arosa Travel)

FEZ (MARROCOS) - Se os convidados da Primetour ficaram surpresos com Casablanca, a cidade de Fez causou ainda mais fascínio. Ao chegarem no destino, os ICs conheceram a Château Roslane, responsável por produzir 40 milhões de garrafas de vinho anualmente e considerada a maior vinícola do Marrocos. Logo depois do wine tour, o famtour seguiu para uma caminhada pelas ruazinhas da cidade, que parecem verdadeiros labirintos.

Fez é uma das cidades mais antigas do Marrocos e do mundo islâmico ocidental, fundada aproximadamente no século 9. Quem visita o destino percebe que a parte antiga da cidade é repleta de ruas estreitas e históricas, com oficinas de artesãos e lojas de tapetes, enquanto a parte moderna é caracterizada pelas avenidas amplas e arborizadas, com restaurantes e cafés.

Um dos pontos altos de Fez para os viajantes de luxo é o Riad Fès Hotel. Membro Relais & Châteaux (associação de hotéis e restaurantes de luxo), o empreendimento foi restaurado a partir de um palácio do século 14 e hoje oferece comodidades como suítes espaçosas, gastronomia refinada, tratamentos de bem-estar, piscina e áreas de relaxamento.

Entre os detalhes luxuosos do hotel, há um local que poucos sabem seu real significado. A fonte de água do Riad Fès não é uma mera fonte. Na tradição islâmica, a água representa purificação física e espiritual. Antes das orações, os muçulmanos realizam o wudu, um ritual de limpeza com água. Portanto, a presença de água em residências, jardins e pátios tem um simbolismo de pureza e renovação. Mais do que um item de luxo, a fonte do Riad Fès é uma extensão do conceito islâmico de água como purificação, vida e descanso.

E claro que as suítes do hotel não deixariam a desejar. Com áreas que podem ultrapassar 70 metros quadrados, cada suíte tem personalidade própria, com cores quentes, detalhes que remetem à cultura da cidade, vistas para o jardim principal do hotel, terraço privativo, sala de estar e banheiro amplo.

Para encerrar o dia, os brasileiros foram convidados a experimentar a gastronomia do Riad Fès. O restaurante Gayza combina a tradição marroquina com alta culinária francesa, enquanto no rooftop os visitantes podem apreciar bons vinhos marroquinos com uma bela vista da cidade, e no Gayza Le Bar os hóspedes encontram um menu de chá da tarde, vinhos internacionais e coquetéis exclusivos.

Curiosidade: um "riad" é uma casa marroquina com um pátio interno ou jardim, frequentemente encontrada em cidades antigas do Marrocos. Muitos desses riads foram transformados em hotéis. A palavra "riad" em árabe significa "jardim".

A PANROTAS viaja a convite da Primetour, com seguro viagem GTA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11169 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS