ICs da Primetour exploram cultura, gastronomia e hotelaria de luxo de Casablanca; veja
Segundo dia de famtour incluiu visita à mesquita, site inspections e jantar em um restaurante emblemático

CASABLANCA (MARROCOS) - Um misto de contemporaneidade com tradição. Essa é a impressão que os convidados do famtour Marrocos Extraordinário, realizado pela Primetour, estão tendo de Casablanca. Após conhecerem um dos ícones da hotelaria de cidade, o Royal Mansour Casablanca, os ICs tiveram um dia de imersão pela cidade, visitando mesquitas, hotéis e restaurantes.
Com cerca de cinco milhões de habitantes, Casablanca se consolidou como um centro financeiro e industrial, combinando o charme de ruazinhas históricas com avenidas revitalizadas e modernas. E a cidade também reflete essa modernidade nas leis. O Marrocos, como um todo, pode ser considerado o país muçulmano mais tolerante, principalmente nos avanços nos direitos da mulher. O país foi um dos primeiros do mundo árabe a permitir mulheres no Judiciário, há mais de 30 anos, e ainda garante mais direitos relacionados ao casamento, divórcio e guarda dos filhos.
O Marrocos também tem incentivado a presença de mulheres como guias religiosas, conhecidas como "mourchidates", algo considerado raro em países muçulmanos. Elas podem atuar dentro e fora das mesquitas, orientando espiritualmente mulheres e jovens.
E falando em mesquitas, o famtour da Primetour teve a oportunidade de visitar a maior mesquita do Marrocos, a Mesquita Hassan II, que conta com uma área específica para as mulheres rezarem, com decorações e acesso facilitado. Erguida sobre o mar, a mesquita impressiona pela grandiosidade: seu salão de orações é imenso, o minarete alcança 210 metros — o mais alto do mundo — e os pisos são revestidos de mármore.

Gastronomia e hotelaria
O respeito às mulheres também se revela na forma como os espaços são nomeados. Em Casablanca, o restaurante Dar Dada — considerado uma parada obrigatória — homenageia as cuidadoras de crianças: ‘Dar’ significa casa e ‘Dada’, babá. O cardápio apresenta clássicos da culinária marroquina, como cuscuz de frango com legumes, tajine de cordeiro, damascos e amêndoas.
Além do jantar no Dar Dada, os convidados do famtour também aproveitaram um almoço no charmoso Le Casablanca Hotel, com seus jardins e arquitetura art déco.
Entre os momentos de destaque do dia está a visita ao Four Seasons Hotel Casablanca, localizado em uma área nobre à beira-mar e ao lado da residência de veraneio da família real da Arábia Saudita, um enorme complexo que inclui uma mesquita particular.
Por conta de sua localização, o hotel não serve bebidas alcoólicas em seus restaurantes nem no serviço de quarto, como forma de respeitar os costumes da família real saudita. A propriedade é praticamente um resort urbano pé na areia, com acesso direto à praia, oferecendo uma experiência mais relaxante.
Como parte do roteiro deste segundo dia, o grupo da Primetour também visitou a Igreja de Notre-Dame de Lourdes, com seus vitrais assinados pelo artista francês Gabriel Loire. Apesar de majoritariamente muçulmano, o Marrocos abriga algumas igrejas cristãs, principalmente devido à influência colonial francesa.
A PANROTAS viaja a convite da Primetour, com seguro viagem GTA.