Pedro Menezes   |   07/11/2025 16:24
Atualizada em 07/11/2025 16:29

Azul Linhas Aéreas anuncia nova estrutura comercial sob liderança de Ricardo Bezerra

Setor comercial registra crescimento expressivo e atinge 110 novas agências cadastradas em 2025


PANROTAS / Pedro Menezes
Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Linhas Aéreas
Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Linhas Aéreas

GRAMADO - A Azul Linhas Aéreas acaba de anunciar um novo capítulo em sua área comercial. Ricardo Bezerra, até então gerente comercial para Operadoras, Segmento de Lazer, Fretamento e Suporte, assume agora a gerência geral do setor, liderando um time de 65 profissionais, incluindo oito gerentes distribuídos em quatro frentes estratégicas.

Com a promoção, Ricardo Bezerra amplia sua atuação também para o corporativo e consolidação, que representam parte significativa do volume de vendas da aérea. “Eu atuava só com a parte de lazer. Agora englobo também a parte corporativa e de consolidação, que realmente é muito grande”, afirmou.

“A mudança realmente traz uma nova dinâmica para a área comercial. É relacionamento, é negociação, mas agora com foco no atacado, em diferentes segmentos e volumes muito maiores. O negócio da companhia é de grandes números”

Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Linhas Aéreas

A nova estrutura da Azul

  • Vicente Brasil (Operadoras e Lazer)
  • Domingos Oliveira (Consolidadoras)
  • Rodrigo Mendicino e Lucas Frade (Corporativo)
  • Anderson Seraphim (Europa, Oriente Médio e Ásia)
  • Gaston Rodriguez (Estados Unidos, México e Canadá)
  • Eduardha Borin (Inteligência Comercial e Performance)
  • Izabella Lessa (Backoffice, Grupos e Fretamento)

"A gente pega um time formado e trabalha com esse time para ganhar mais eficiência. É uma equipe de 65 pessoas no total, com oito gerentes. Todos comigo agora, cada um cuidando de um segmento. O time está todo organizado para ter dados, inteligência comercial e performance, suporte, grupos, fretamento e vendas”, explicou Ricardo.

De acordo com o executivo, a segmentação tem sido um dos pilares do crescimento da companhia. “Com a estratégia da segmentação mais refinada, tivemos um crescimento significativo no número de agências parceiras e nas vendas. Destaque para as operadoras, com 18% de crescimento, e OTAs, com 12%”, disse.

No total, a área cadastrou 110 novas agências em 2025, o que representa um crescimento de 7% em relação a 2024. O faturamento também aumentou 10% no primeiro semestre, reflexo da eficácia da nova estrutura e das relações mais próximas com o mercado.

Relação com o mercado e próximos passos

PANROTAS / Pedro Menezes
Victor Nogueira, coordenador comercial, Ricardo Bezerra, gerente comercial, e Eduardha Borin, gerente de Inteligência Comercial e Performance da Azul
Victor Nogueira, coordenador comercial, Ricardo Bezerra, gerente comercial, e Eduardha Borin, gerente de Inteligência Comercial e Performance da Azul

Um dos focos da nova fase é fortalecer o relacionamento com os parceiros. “Vamos levar tudo o que já construímos na Azul Viagens: estreitamento, relacionamento e bons negócios. Tratar o cliente como parceiro, onde todo mundo ganha. A gente entende que tem mercado para todo mundo. É só trabalhar direito, de forma saudável”, destacou.

Ricardo reforçou ainda que a companhia está lançando uma nova campanha de vendas voltada ao mercado internacional, com foco justamente nas operadoras de Turismo. “A iniciativa promete trazer oportunidades exclusivas e reforçar o posicionamento da companhia junto aos parceiros estratégicos”, disse

Além disso, a Azul tem investido na presença no segmento MICE, com participação confirmada em iniciativas como o Fest Start e a Netshoes Run. “Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais essa presença, consolidando a marca em iniciativas estratégicas voltadas ao turismo de negócios e eventos”, afirmou o gestor.

“Hoje temos gerentes cuidando de cada segmento, então há uma pessoa dedicada para o lazer, operadoras, consolidação, corporativo e exterior. Isso faz com que a Azul consiga apoiar e ajudar no crescimento dos nossos clientes e parceiros. E é o mesmo time, ganhando mais eficiência"

Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Linhas Aéreas


A PANROTAS viaja a convite do Festuris.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4321 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.