Azul Linhas Aéreas anuncia nova estrutura comercial sob liderança de Ricardo Bezerra
Setor comercial registra crescimento expressivo e atinge 110 novas agências cadastradas em 2025

GRAMADO - A Azul Linhas Aéreas acaba de anunciar um novo capítulo em sua área comercial. Ricardo Bezerra, até então gerente comercial para Operadoras, Segmento de Lazer, Fretamento e Suporte, assume agora a gerência geral do setor, liderando um time de 65 profissionais, incluindo oito gerentes distribuídos em quatro frentes estratégicas.
Com a promoção, Ricardo Bezerra amplia sua atuação também para o corporativo e consolidação, que representam parte significativa do volume de vendas da aérea. “Eu atuava só com a parte de lazer. Agora englobo também a parte corporativa e de consolidação, que realmente é muito grande”, afirmou.
“A mudança realmente traz uma nova dinâmica para a área comercial. É relacionamento, é negociação, mas agora com foco no atacado, em diferentes segmentos e volumes muito maiores. O negócio da companhia é de grandes números”
Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Linhas Aéreas
A nova estrutura da Azul
- Vicente Brasil (Operadoras e Lazer)
- Domingos Oliveira (Consolidadoras)
- Rodrigo Mendicino e Lucas Frade (Corporativo)
- Anderson Seraphim (Europa, Oriente Médio e Ásia)
- Gaston Rodriguez (Estados Unidos, México e Canadá)
- Eduardha Borin (Inteligência Comercial e Performance)
- Izabella Lessa (Backoffice, Grupos e Fretamento)
"A gente pega um time formado e trabalha com esse time para ganhar mais eficiência. É uma equipe de 65 pessoas no total, com oito gerentes. Todos comigo agora, cada um cuidando de um segmento. O time está todo organizado para ter dados, inteligência comercial e performance, suporte, grupos, fretamento e vendas”, explicou Ricardo.
De acordo com o executivo, a segmentação tem sido um dos pilares do crescimento da companhia. “Com a estratégia da segmentação mais refinada, tivemos um crescimento significativo no número de agências parceiras e nas vendas. Destaque para as operadoras, com 18% de crescimento, e OTAs, com 12%”, disse.
No total, a área cadastrou 110 novas agências em 2025, o que representa um crescimento de 7% em relação a 2024. O faturamento também aumentou 10% no primeiro semestre, reflexo da eficácia da nova estrutura e das relações mais próximas com o mercado.
Relação com o mercado e próximos passos

Um dos focos da nova fase é fortalecer o relacionamento com os parceiros. “Vamos levar tudo o que já construímos na Azul Viagens: estreitamento, relacionamento e bons negócios. Tratar o cliente como parceiro, onde todo mundo ganha. A gente entende que tem mercado para todo mundo. É só trabalhar direito, de forma saudável”, destacou.
Ricardo reforçou ainda que a companhia está lançando uma nova campanha de vendas voltada ao mercado internacional, com foco justamente nas operadoras de Turismo. “A iniciativa promete trazer oportunidades exclusivas e reforçar o posicionamento da companhia junto aos parceiros estratégicos”, disse
Além disso, a Azul tem investido na presença no segmento MICE, com participação confirmada em iniciativas como o Fest Start e a Netshoes Run. “Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais essa presença, consolidando a marca em iniciativas estratégicas voltadas ao turismo de negócios e eventos”, afirmou o gestor.
“Hoje temos gerentes cuidando de cada segmento, então há uma pessoa dedicada para o lazer, operadoras, consolidação, corporativo e exterior. Isso faz com que a Azul consiga apoiar e ajudar no crescimento dos nossos clientes e parceiros. E é o mesmo time, ganhando mais eficiência"
Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Linhas Aéreas
A PANROTAS viaja a convite do Festuris.