SunCoastUSA celebra 33 anos com foco no DNA familiar e na parceria com agentes de viagens
Operadora celebra trajetória marcada por relações de longo prazo e qualificação interna

Valorizar profissionais experientes e formar novos talentos. Essa é uma das fórmulas do sucesso da SunCoastUSA, que acaba de completar 33 anos no mercado.
Criada por Paulo Corano com o propósito de ajudar famílias a realizarem o sonho de viajar, a SunCoastUSA é hoje liderada por seu filho, Otacvio Corano, a partir da sede em Orlando, e por Josy Ribeiro, no escritório de São Paulo. A unidade brasileira reúne 27 profissionais distribuídos entre os departamentos Financeiro, Marketing, Vendas, Atendimento, Operações e Emissões.
Entre tantos colaboradores que a operadora teve ao longo dos anos, dois merecem destaque pela lealdade à empresa por mais de duas décadas.
Carmelo Silva, gerente Financeiro da SunCoastUSA há 27 anos, conta que o segredo é a relação de amizade que a família Corano cria com os colaboradores. “Eu sinto satisfação em trabalhar na SunCoastUSA, amo o meu trabalho e gosto da sensação de ser útil para a empresa. Desde a gestão do Paulo até hoje, a SunCoastUSA sempre foi correta com seus clientes e fornecedores”, afirma.

O gerente, que viu todas as etapas de transformações da operadora - do analógico à inteligência artificial - crê que a resiliência da diretoria e dos demais colaboradores foi essencial para a SunCoastUSA reafirmar sua posição no mercado após a pandemia. “Não sabíamos exatamente o que aconteceria no setor de Turismo depois da pandemia. Mas seguimos investindo em tecnologia e treinamentos, possibilitando o crescimento e a evolução da empresa”, compartilha.
Para quem está ingressando no setor agora, Carmelo - ou 'Carmelito' para os mais próximos - recomenda que os novos profissionais busquem conhecimento contínuo e desenvolvam uma boa rede de contatos.
“O mercado de Turismo não é tão fácil quanto parece. É imprescindível estudar o setor e, principalmente, ter bons parceiros, porque ninguém faz nada sozinho no Turismo”, reflete.
Quem também se orgulha da trajetória consistente da SunCoastUSA é a supervisora de Vendas, Mara Freitas, que já ostenta 22 anos na operadora.
Emocionada, a executiva conta que mesmo com o falecimento de Paulo, em 2019, Octavio e Josy mantiveram a cultura da empresa firme. “Vimos que com os dois no comando as metas só foram aumentando. Sem falar que aqui temos um bom ambiente de trabalho, uma equipe realmente parceira. Isso é um dos fatores que fez - e faz - eu permanecer aqui tantos anos”, afirma Mara.

Para ela, um dos momentos mais marcantes da sua trajetória foi o convite para participar de um treinamento da operadora na Disney.
“Com menos de um ano na empresa, tive essa oportunidade maravilhosa. Um dos motivos que me fizeram trabalhar com Turismo era o desejo de conhecer a Disney, e a SunCoastUSA tornou isso possível”, completou.
Além de Mara, a operadora também tem aberto caminhos para que outros colaboradores vivenciem sua primeira experiência internacional, muitas vezes o primeiro carimbo no passaporte. Para os jovens talentos, essas viagens vão além do encantamento: tornam-se parte de uma jornada de crescimento, aprendizado e descoberta.
Turismo é coisa séria
Josy Ribeiro, que chegou na SunCoastUSA há sete anos como gerente de Vendas, se orgulha ao ver a empresa alcançando mais de três décadas de atuação sem abrir mão do seu DNA.
“Sabemos que a maioria das empresas brasileiras não duram mais de dez anos e ver a SunCoastUSA completando mais um aniversário demonstra que temos uma base muito sólida, que não fazemos nada sem planejamento. Sabemos que o nosso sucesso é o sucesso dos nossos parceiros”, ressalta.
Com seis mil agentes de viagens cadastrados, a operadora não está no mercado apenas para vender por vender. Josy enxerga o Turismo como um meio de realizar os desejos das pessoas.
“É um trabalho que exige muita responsabilidade. Lidamos com os sonhos das pessoas, por isso precisamos colocar amor, dedicação e segurança em tudo o que fazemos, além de estarmos preparados para imprevistos. O Turismo é um setor muito sensível, impactado por questões de geopolítica, economia e flutuação do câmbio”, compartilha.
Para seguir completando mais anos de vida, a meta da SunCoastUSA é continuar investindo em inovação, sem esquecer o lado humano.
“Como gestora, tenho sempre que pensar à frente, fora da caixa, para manter o crescimento da empresa ideal. Eu determino as metas e me dedico integralmente para alcançá-las. O mercado tem ganhado novos agentes de viagens e nosso papel continuará sendo o de investir em tecnologia e capacitar esses profissionais”, completa.
Veja fotos da celebração de 33 anos da SunCoastUSA: