Pedro Menezes   |   21/01/2026 14:32

Abreu aposta em especialização, curadoria e produtos para manter crescimento em 2026

Abreu absorve a complexidade das viagens para simplificar a vida do agente e do cliente, diz Ronnie Correa

PANROTAS / Pedro Menezes
Ronnie Correa, diretor geral da Abreu no Brasil
Ronnie Correa, diretor geral da Abreu no Brasil

MADRI - O Portal PANROTAS vem acompanhando de perto as estratégias e resultados da Abreu para o mercado brasileiro. Ronnie Correa, diretor geral da Abreu no Brasil, destacou recentemente o crescimento em Orlando, Dubai e circuitos europeus, bem como uma nova linha para impulsionar as vendas em 2026.

Agora, em entrevista durante a Fitur 2026, Ronnie Correa apresentou o grande diferencial competitivo da operadora que faz os resultados aparecem. E em um mercado cada vez mais padronizado e com facilidade tecnológica, a Abreu aposta justamente no oposto: especialização, curadoria e produtos complexos.

Para Ronnie, esse é o grande diferencial competitivo da operadora. “Estamos num momento de buscar especialização, buscar produtos cada vez mais complexos e tentar fazer coisas diferentes”, afirma.

Em um setor onde muitos se perguntam se a Inteligência Artificial pode substituir pessoas, Ronnie é categórico: a IA é uma aliada, não uma ameaça. “Ela é lógica, ajuda, dá push ao nosso trabalho. Mas turismo, para criar coisas novas, não pode ser só lógica. Esse é o grande desafio.”

Preparar o que o cliente ainda não sabe que quer

Para Ronnie, inovação não significa romper totalmente com o que já funciona. Segundo ele, há um equilíbrio delicado entre continuar vendendo o que o público já deseja e introduzir novidades que levem tempo para se consolidar. “Não dá para sair demais da caixa de uma vez. Essas coisas levam anos.”

E é aí que entra a complexidade como valor. Um exemplo clássico citado por ele é Orlando. “Todo mundo acha que é simples, mas não é. Onde ficar, como dividir os dias, que tipo de ingresso comprar, aluguel de carro, filas, aplicativos… Hoje, vender Orlando bem é consultoria. Se você não tiver paciência, perde o cliente, que vai comprar tudo separado", destacou ele.

Produtos complexos, experiências diferenciadas

Essa mesma lógica vem sendo aplicada a destinos naturalmente mais complexos. A Abreu tem apostado fortemente em viagens diferenciadas para a Ásia, roteiros pouco óbvios, sempre com um “twist” especial.

Um dos destaques é a linha “Vamos Explorar”, ou simplesmente “Vamos”: produtos com acompanhante em português, que não sai do Brasil, mas de Portugal, e acompanha o grupo no destino, oferecendo suporte local. A proposta inclui desde Mongólia até Japão na época das cerejeiras. E com a recente melhora do cenário geopolítico, Israel, por exemplo, começa a voltar ao portfólio.

“Estamos sempre de olho no calendário e em produtos que sejam diferentes, mas também seguros”

Ronnie Correa, diretor geral da Abreu no Brasil

Liderar e simplificar as viagens

Para Ronnie, ser pioneiro - ainda que “entre aspas” - é fundamental. “Se conseguimos lançar o conceito primeiro, isso já é muito importante para nós.” O desafio, claro, é grande: acertar o destino, criar demanda, investir dinheiro, lidar com riscos altos, especialmente nos bloqueios aéreos.

No fim das contas, o grande objetivo é claro: absorver a complexidade internamente para simplificar a vida do agente e do cliente. “Do nosso lado é tudo muito complexo: riscos, inspeções, viagens, decisões. Mas para quem compra, a experiência tem que ser simples", destacou ele.

A estrutura global do Grupo Abreu ajuda nesse processo. Com equipes na Europa, Estados Unidos e Espanha, a empresa consegue negociar, contratar e filtrar o que realmente faz sentido para cada mercado.

“Mesmo com toda a estrutura, a curadoria é essencial. Não dá para fazer tudo. A gente precisa escolher. Nosso foco é jogar um campeonato que poucos conseguem jogar bem: o da operação complexa. Para o cliente, é simples. Para nós, não. E é exatamente aí que está o valor"

Ronnie Correa, diretor geral da Abreu no Brasil

A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4841 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.