Movida

Fabíola Bemfeito   |   04/04/2019 07:22

Obama: o poder das viagens na construção de um mundo melhor

Segundo ele, as disrupções trazidas pela tecnologia, pela globalização, pela quantidade de informação está deixando as pessoas inseguras.

De que forma a indústria de viagens tem responsabilidade com a construção de um mundo melhor?Com a palavra, o ex-presidente norte-americano, Barack Obama, que foi convidado especial do WTTC Global Summit 2019, cúpula global do Conselho Mundial de Viagens e Turismo que acontece essa semana em Sevilha, na Espanha.

Segundo ele, as disrupções trazidas pela tecnologia, pela globalização, pela quantidade de informação está deixando as pessoas inseguras. “Incertos sobre seu futuro, se conduzem para o nacionalismo, a xenofobia e situações como o Brexit”, acredita. “Pessoas querem muros reais e metafóricos para manter sua zona de conforto. São lugares perigosos esses para quais o mundo está indo”, disse ao dividir suas preocupações com a plateia.

Fabiola Bemfeito
Segundo o ex-presidente dos EUA, um dos benefícios da indústria de viagens é lembrar às pessoas o valor da diversidade, das diferenças que temos.
Segundo o ex-presidente dos EUA, um dos benefícios da indústria de viagens é lembrar às pessoas o valor da diversidade, das diferenças que temos.

E isso, garante, não está restrito a um país. É um fenômeno global. Porém, acredita justamente que um
dos benefícios da indústria de viagens é lembrar às pessoas o valor da diversidade, das diferenças que temos. E também do que compartilhamos, os valores em comum. Isso nos permite nos reconhecer nos outros e nos conectar. “Estou certo de que somos sociedades multiculturais”, afirma.

Também o preocupa a forma como as notícias são tratadas. Antes os veículos de comunicação, fossem liberais ou conservadores, operavam editorialmente sobre altos padrões de jornalismo. “Havia mais compromisso com fatos ou informações”, defende. Na sua opinião, hoje a mídia e a internet criam outro ambiente. “Você pode passar o tempo que quiser nas redes sociais obtendo informações que corroborem exclusivamente suas visões de mundo e isso é um perigo”, diz.

De acordo com ele, com a política aprendeu que você nunca está cem por cento certo. “É como no casamento. Temos de acomodar nossas diferenças”, conta, garantindo que é preciso ter uma visão ampla. “Não há verdade preto no branco e essa visão é fundamental para um mundo melhor. Temos de ensinar tolerância, diversidade e comprometimento como valores para as nossas crianças. E as viagens encorajam mentes abertas”, defendeu o ex-presidente.

O WTTC Global Summit 2019, a Cúpula Global do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, termina hoje em em Sevilha. A PANROTAS é o media partner brasileiro do evento.

O Portal PANROTAS viaja a convite do WTTC Global Summit 2019

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias