Juliana Monaco   |   18/03/2020 10:40
Atualizada em 18/03/2020 12:52

Espírito coletivo é essencial neste momento, diz Chieko Aoki

Em entrevista ao Portal PANROTAS, Chieko Aoki destaca o valor do espírito coletivo em momentos de crise.


Emerson Souza
Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels
Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels
Embora o Japão tenha sido um dos primeiros países afetados pelo coronavírus, a disseminação no país ocorre em ritmo mais lento comparado ao restante do mundo. Até a última sexta-feira (13), eram 711 casos confirmados e 21 mortes, ou seja, uma taxa de mortalidade de 2,9% - inferior à média mundial de 3,9%. Em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, a fundadora e presidente da Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, ressaltou que a estratégia do país está relacionada à disciplina e ao espírito coletivo, fatores fundamentais para enfrentarmos à atual crise.

"Além de tomar medidas rápidas para a contenção, o que funcionou para o Japão é o respeito ao coletivo, a cultura de não pensar de forma individualista e a questão da disciplina, ou seja, cada um fazendo a sua parte em prol do bem comum. Assim, as pessoas enfrentam essas situações de uma forma natural porque já estão acostumadas a agir coletivamente. E isso é fundamental em momentos como este", afirma.

Desde pequenas as crianças são ensinadas a limpar as salas de aula com o intuito de valorizar e respeitar os espaços comuns. Além disso, os japoneses têm o hábito de utilizar máscaras quando estão doentes, o que também contribuiu para minimizar os impactos da pandemia no país. "Esses costumes refletem a ideia do espírito coletivo. As crianças aprendem a viver em sociedade e respeitar o que também é do outro. E as pessoas usam máscaras para evitar a transmissão do vírus, pensando no bem estar social e não individual".

Em relação aos brasileiros, ela destaca o acolhimento e a hospitalidade, valores que contribuem até mesmo para atrair turistas ao País. "Essa característica tão diferenciada do brasileiro é fundamental para o sentimento de pertencimento ao coletivo. E isso é algo que não podemos perder, precisamos valorizar cada vez mais, especialmente no Turismo".

Para Chieko, o coronavírus está mostrando a fragilidade humana e a necessidade de união da sociedade para buscar soluções. No entanto, ainda que o Japão seja um exemplo de cooperação, cada país deve tomar suas próprias decisões buscando proteger o bem-estar comum. "Existe um ditado japonês que diz que tudo no mundo é imperfeito, mas o ser humano tem a capacidade de buscar a beleza dentro da imperfeição. E as melhores decisões acontecem quando buscamos essa beleza, ou seja, quando queremos o bem do outro. Agora precisamos encontrar um equilíbrio, ter o espírito coletivo, o sentimento de responsabilidade e, o mais importante, de humanidade", destaca.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS