Victor Fernandes   |   11/11/2021 14:09
Atualizada em 11/11/2021 17:00

Das experiências à tecnologia, 6 tendências para o Turismo em 2022

Daniel Batchelor, da Amadeus, escreveu artigo abordando o que podemos esperar do Turismo ano que vem

Daniel Batchelor, vice-presidente de Global Corporate Communications & Social Responsibility da Amadeus, escreveu um artigo apontando aquelas que acredita serem as tendências do Turismo para 2022. Junto com uma equipe de especialistas do setor, a Amadeus examinou padrões e identificou que viagens em grupo, Ecoturismo e novas formas de transporte despontarão no próximo ano.

Reprodução/Linkedin
Daniel Batchelor, da Amadeus
Daniel Batchelor, da Amadeus
"Os últimos dois anos foram uma montanha-russa para a maioria das pessoas em todo o mundo. Mas com vacinas e passaportes digitais de saúde circulando, podemos finalmente começar a ansiar por novas aventuras, próximas e distantes. Felizmente, os dados da Amadeus nos dizem que as coisas estão melhorando. Da Costa Rica à Cidade do Cabo, as reservas de viagens estão aumentando, e os dados revelam alguns padrões interessantes", explicou Batchelor.

Confira abaixo as tendências apontadas pela Amadeus.

EXPERIÊNCIAS

"Agora que podemos viajar novamente, muitos de nós percebemos que não há tempo melhor que o presente para fazer a viagem da vida. Quer o sonho seja dar a volta ao mundo ou fazer aquela longa viagem para visitar parentes em outro continente, em 2022 muitas pessoas finalmente reservarão viagens significativas e únicas", disse Bathcelor.

A Amadeus está vendo aumentos substanciais nas pesquisas de viagens para destinos ou experiências épicas. As pesquisas pela Tanzânia — onde os viajantes podem ver os “Cinco Grandes” na natureza — aumentaram 36%. As reservas para as cidades peruanas de Lima e Cusco, perto de Machu Pichu, cresceram quase 50%, e os voos para Petra na Jordânia aumentaram 22%. Todos esses sinais sugerem que essa tendência continuará a crescer, com as ilhas do Oceano Índico e até mesmo a Antártida mostrando maior demanda por viagens.

Uma pesquisa da Unforgettable Travel feita durante o auge da pandemia descobriu que os destinos mais populares eram experiências únicas, como caminhar até o acampamento base do Monte Everest, no Nepal.

VIAGENS EM GRUPO

"Há anos, pesquisadores vêm dizendo que relacionamentos sociais fortes são a chave para a felicidade. Se não sabíamos disso antes de 2020, sabemos agora. Os últimos dois anos teriam sido infinitamente mais difíceis sem Zoom, Microsoft Teams, FaceTime e WhatsApp, mas eles não são substitutos para os amigos na vida real. Portanto, não é surpresa que 2022 esteja se preparando para ser o ano de grandes reuniões pessoais", afirmou Daniel Batchelor.

Estão em alta as viagens em grupo de amigos e as férias em grupo para ver entes queridos, tanto perto de casa quanto no exterior. O Reino Unido viu uma explosão nas reservas de feriados para grandes grupos depois que as restrições foram relaxadas: a Big Cottages relatou um aumento de 600% nas reservas para grupos de mais de 20 pessoas.

Os dados da Amadeus confirmam essa tendência. As pesquisas por viagens para Cancún, no México, e Cartagena, na Colômbia - ambos destinos populares para grupos de amigos - mais do que dobraram sobre o ano anterior, e o Havaí observou um aumento semelhante na demanda. As pesquisas por viagens a Las Vegas aumentaram 61% e, na Europa, Barcelona e Ibiza tiveram aumentos saudáveis de dois dígitos.

ECOTURISMO

Os viajantes em todo o mundo estão tentando conciliar suas preocupações ambientais e sociais com sua paixão por viagens, e estão colocando seu dinheiro onde está seu discurso. Uma recente pesquisa encomendada pela Amadeus descobriu que dois terços dos consumidores consideram viagens sustentáveis uma prioridade, e 37% dos entrevistados acham que as oportunidades para os viajantes se envolverem na preservação de destinos turísticos ajudarão a indústria a se tornar mais sustentável a longo prazo.

Os operadores de Turismo perceberam isso. Um número crescente de operadoras está prometendo ir além da compensação de carbono, oferecendo um impacto mensurável e positivo no meio ambiente. O B. Journeys foi criado para ajudar as empresas de viagens a medir seu impacto ambiental e social e apoiá-las na obtenção da certificação BCorp.

Na África do Sul, o Mantis Group oferece programas de impacto de ecoturismo, incluindo a oportunidade de apoiar os esforços de conservação de rinocerontes na Tanzânia. Enquanto isso, a Habitat for Humanity desenvolveu programas de viagens e construção e de aldeias globais, e a Global Citizens Network está colaborando com a Reserva Indígena White Earth, em Minnesota.

Todos esses esforços podem ajudar os viajantes a adicionar elementos significativos às suas férias, como trabalhar para reconstruir comunidades como parte de sua viagem ou priorizar o turismo comunitário para garantir que seus gastos vão diretamente para as pessoas locais e os lugares que visitam.

Este movimento também está sendo registrado nos dados da Amadeus. As pesquisas por viagens dos EUA para o paraíso ecológico da Costa Rica aumentaram 234% ano contra ano, e na Europa os visitantes à Islândia, neutra em carbono, aumentaram 11%.

CORPORATIVO

A covid-19 forçou milhões de pessoas a trabalhar em casa, mas a produtividade permaneceu consistente, e os empregadores perceberam isso. Quase 40% da força de trabalho dos EUA agora pode trabalhar de qualquer lugar e, em outros países, esse número é ainda maior. Algumas empresas, como o Spotify por exemplo, anunciaram que seus funcionários trabalharão permanentemente em casa. A Amadeus está implementando um modelo de trabalho híbrido em todo o mundo, para equilibrar a flexibilidade do funcionário com as necessidades do negócio.

"Mas trabalhar em casa oferece ainda mais incentivo para os funcionários se encontrarem pessoalmente, com colegas e clientes. A videoconferência funciona bem, mas nada substitui uma reunião presencial. Nossos dados suportam fortemente que as viagens de negócios estão na mente das pessoas, com 72% dos viajantes de negócios ansiosos para viajar no próximo ano, e metade dos viajantes dizendo que estarão viajando a negócios até o final de 2021", analisou Batchelor.

Assim como o local de trabalho foi fundamentalmente repensado, o mesmo se aplica à maneira como viajamos a trabalho. Os melhores empregadores estão dando uma nova olhada em suas políticas de viagens e procurando maneiras de tornar as viagens menos estressantes e mais eficientes, com pagamentos móveis diretos. A Bloomberg até mesmo deu uma nova olhada no que constitui viagem de negócios, oferecendo a seus 20 mil funcionários um subsídio diário de transporte de 75 dólares.

STREAMING

Tendo passado meses sonhando acordado de casa e incapaz de viajar para o exterior, muito menos sair de casa, não é nenhuma surpresa que as pessoas estejam ansiosas por novas aventuras. Nos últimos dois anos, voltamo-nos para as telas da TV, serviços de streaming e o YouTube. Os britânicos passaram um terço de suas horas de vigília assistindo a TV ou vídeos on-line em 2020, e toda essa mídia influenciou para onde queremos ir em seguida, de acordo com Batchelor.

Essa relação é tão importante que a OMT e a Netflix firmaram recentemente uma parceria para publicar um relatório que analisa o papel de filmes e séries como motores do Turismo. Por exemplo, em 2020, a cidade de Porthgwarra, na Cornualha, atraiu 50% mais turistas graças ao sucesso do programa de TV Poldark.

Esta tendência não é inteiramente nova— as pessoas têm planejado sua viagem a Roma desde que A Princesa e o Plebeu foi lançado, em 1953 — mas agora, graças aos assistentes pessoais, IA e publicidade online direcionada, como o Amadeus Media Solutions, as agências de viagens podem transformar em realidade as fantasias de viagem inspiradas em Hollywood.

Por exemplo, a Alexa pode reconhecer um filme ou título de TV que foi visto recentemente e sugerir ideias de viagens e inspiração com base no local de filmagem. Um parceiro da Amadeus, Quo Vadis Travel, já está usando a Alexa para desenvolver tecnologia ativada por voz para os clientes pesquisarem e reservarem viagens com apenas alguns comandos, tornando o planejamento muito mais fácil. Enquanto isso, a Ebookers encontrou maneiras únicas de usar a percepção sensorial e a tecnologia biométrica para ajudar os viajantes a planejar suas férias ideais por meio da ferramenta online SenseSational, que usa reconhecimento facial para medir a reação dos usuários a um estímulo e, por fim, fornecer recomendações de férias.

TRANSPORTES

Imagine se você pudesse reservar uma viagem em um veículo imune a clima, livre de colisões, com baixas emissões, operações 24 horas e velocidades que transformaram viagens de várias horas em minutos. Isso é o que o inventor britânico George Medhurst estava sonhando no século 18 como uma alternativa super rápida aos trens: o hyperloop, uma série de tubos de baixa pressão alimentados por vácuo para transportar cabines minúsculas cheias de pessoas ou mercadorias.

Trezentos anos depois, a visão de Medhurst está se tornando realidade. Em outubro de 2020, a Virgin Hyperloop fez seu primeiro teste de passageiros no deserto de Nevada, enviando duas pessoas por uma pista de 500 metros em 15 segundos, atingindo 172 quilômetros por hora. A velocidade do teste foi limitada pelo comprimento da pista, mas a empresa planeja velocidades de até 1000 quilômetros por hora. O cofundador e CEO da Virgin Hyperloop, Josh Giegel, diz que as operações comerciais podem começar em 2027.

A Virgin Hyperloop não é a única empresa trabalhando neste revolucionário meio de transporte. A Zeleros Hyperloop, com sede em Valência, está fazendo parceria com a Siemens para criar o seu próprio.

Enquanto isso, a United Airlines está trabalhando em sua própria revolução no transporte. Recentemente, ela anunciou planos para comprar 15 aviões supersônicos e “retomar velocidades supersônicas para a aviação” antes do final da década.

Mas se você prefere modos de viagem mais lentos, a Space Perspective, sediada na Flórida, anunciou recentemente o lançamento de um balão espacial, o Neptune One, que começará a transportar passageiros para o céu em 2024 a um ritmo vagaroso de 19 quilômetros por hora.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS