Da Redação   |   11/04/2022 10:50
Atualizada em 11/04/2022 10:54

Artigo: Avanço do Turismo LGBT+ e por que é importante

Em artigo, Clovis Casemiro, pontua a importância de um Turismo mais diverso e inclusivo



A edição especial da Revista PANROTAS com a lista dos melhores distribuidores de viagens já está no ar. Além da premiação dos Melhores do Turismo, a edição apresenta reportagens especiais sobre tendências no Turismo, artigos sobre diversidade e novidades da WTM Latin America.

O artigo a seguir, escrito pelo coordenador de Membros Brasil, Portugal e América do Sul da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA) e membro do Comitê de Diversidade da WTM Latin America, Clovis Casemiro, é parte integrante da edição 1.514. O texto de Casemiro foca na construção de um Turismo mais diverso e pontua a importância das empresas de viagens darem mais visibilidade para viajantes LGBT+, para construir um segmento mais inclusivo, além de proporcionar segurança para a comunidade.

Confira o artigo na íntegra:

PANROTAS / Emerson Souza
Clovis Casemiro, coordenador de Membros Brasil, Portugal e América do Sul da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA)
Clovis Casemiro, coordenador de Membros Brasil, Portugal e América do Sul da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA)
"Avanço do Turismo LGBT+ e por que isso é importante

Todos nós sentimos o avanço do Turismo LGBT+ em nossa indústria, porque temos mais empresas aplicando cada vez mais a Diversidade e Inclusão em seus projetos e dando visibilidade constante à importância em se adotar essas boas práticas. E como exemplo mais atual trazemos o caso da icônica American Express: “A inclusão é fundamental para a forma como fazemos negócios em nossa empresa e está incorporada na estratégia ESG”, disse Audrey Hendley, presidente da American Express Travel. “A parceria com uma organização como a IGLTA com tanto respeito em todo o setor é uma ação fundamental em nosso objetivo de garantir que estamos fazendo as escolhas certas quando se trata de inclusão e representação da comunidade LGBT+.”

E até podemos garantir que o Turismo LGBT+ teve grande participação na evolução de políticas públicas federais e adotadas por várias cidades pelo País, pois se valeu da visibilidade da própria comunidade e dos negócios gerados. E através do segmento podemos entender quem são os “personagens” envolvidos no processo como um todo – desde o turista LGBT+, o consumidor de viagens, até os seus fornecedores e interessados em atender cada vez melhor esse público.

E há cerca de 38 anos a Associação Internacional de Turismo LGBT+, IGLTA, sua sigla em inglês, vem desenvolvendo cada vez mais a importância de cada uma das pessoas da comunidade, e o avanço do próprio mercado. Com as leis que garantem segurança aos moradores e visitantes LGBT+ no Brasil, a comunidade está no que chamamos “fora do armário”, e se apresentando como são. No passado tivemos que lidar com o forte preconceito que mantinham esses turistas reclusos e até dificultando ações com os mesmos. A IGLTA é líder global no avanço das viagens LGBT+ e um orgulhoso membro afiliado da Organização Mundial de Turismo (8NWT2).

A missão da IGLTA é fornecer informações e recursos para viajantes LGBT+ e expandir o Turismo LGBT+ globalmente, demonstrando seu impacto social e econômico significativo. 2s membros da IGLTA incluem acomodações acolhedoras LGBT+, destinos, agentes de viagens, operadores turísticos, eventos e mídia de viagem em aproximadamente países. O programa “Global Partner” da IGLTA oferece às empresas maior reconhecimento e visibilidade entre os viajantes LGBTQ+ com oportunidades aprimoradas de marketing e comunicação.

As grandes redes hoteleiras, como Belmond, Hilton, Hyatt, Accor, Marriott, são parceiras globais da IGLTA e levam o conceito de D&I muito a sério. Cada empresa tem seu próprio grupo de trabalho com os turistas LGBT+, mantendo contato com blogs especializados, influenciadores digitais, operadores e agentes de Turismo que trabalham o público. Bem como a Gol, Delta e Latam são ótimos exemplos de que além dos seus colaboradores a mensagem de apoio e de respeito deve chegar aos seus clientes e fornecedores.

Na Convenção da IGLTA que aconteceu em setembro de 2021 em Atlanta, ficou clara a importância em se comunicar com cada elemento de nossa enorme comunidade LGBT. Assim tivemos debates específicos com lésbicas e pessoas trans. Com empresas que oferecem diferentes experiências em Turismo de natureza, urbano, de festivais e no mercado corporativo. Bem como discutimos os viajantes HIV+ e os destinos que lhes dão mais garantias em viagens.

A IGLTA preparou vários guias diferentes para melhorar essa interação com os diferentes públicos. Assim oferecem guias sobre os países onde o casamento homoafetivo é aceito e onde existem ofertas para o Turismo de casamento e lua-de-mel. Viajar pode ser uma experiência incrivelmente gratificante e memorável. Com tantos lugares lindos no mundo com culturas vibrantes, paisagens incríveis e culinária deliciosa, pode ser uma tarefa difícil decidir para onde viajar em seguida. A comunidade LGBT+ enfrenta um desafio ainda maior, pois a aceitação, as leis e as proteç·es LGBTQ+ variam amplamente em todo o mundo. 2 conjunto de guias de viagem foi desenvolvido para fornecer uma breve visão geral de cada país, incluindo alguns dos destinos e atrações mais populares, com informações atualizadas sobre as leis e proteções LGBT+ em cada destino.

No dia 31 de março é celebrado em todo o mundo o dia da visibilidade Trans e a IGLTA segue seu crescimento apoiando o 'T' em LGBT+, criando um cenário global de viagens mais inclusivo para viajantes transgêneros. Embora a comunidade LGBT+ como um todo tenha progredido nas últimas décadas, a comunidade transgênero em particular ainda enfrenta grandes desafios, principalmente na indústria do Turismo.

Devido à falta de conscientização sobre o assunto, o “Transgender Advisory Group”, dirigido por voluntários, trabalhará com o conselho de administração da IGLTA Foundation para desenvolver recursos que a IGLTA, seus membros e a indústria do Turismo em geral possam usar para receber melhor os viajantes transgêneros. E está atualmente buscando líderes transgêneros interessados em servir neste comitê para garantir que a iniciativa não apenas atenda ao nosso objetivo de promover as viagens LGBT+ globalmente, mas também seja impulsionada por contribuições daqueles diretamente impactados.

A diversidade no Turismo é fundamental como é em todas as outras indústrias e segmentos de negócios. Assim, convidamos a todos a participarem ativamente de nosso projeto de Diversidade e Inclusão na WTM Latin America, que tem como tema: A Magia está de volta. Fiquem atentos à agenda. No espaço criado especialmente para o tema os participantes encontrarão debates aprofundados sobre como tornar a nossa indústria mais inclusiva e diversa."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Colaboração para o Portal PANROTAS

Da Redação tem 11141 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!