Artur Luiz Andrade   |   29/12/2023 20:56
Atualizada em 29/12/2023 21:01

Fatos de 2023 prometem revolucionar o Turismo para sempre

Distribuição não será mais como antes; nem o cliente; nem a forma de se relacionar com ele

EDITORIAL publicado originalmente na Retrospectiva PANROTAS 2023:

"Um ano normal – mas olhe de mais perto

Foi o ano da crise na 123Milhas, MaxMilhas, Hurb e cia.

Ou teria sido o ano em que o NDC chegou e falou: vocês vão ter que me engolir?

Foi com certeza o ano dos grandes eventos – e também dos eventos personalizados, pensados para engajar, encantar e gerar vendas. ]

O ano das tarifas aéreas altas? Hum, ano passado já foi assim e 2024 não será diferente. Mas foi um ano de desafios para a aviação, pela falta de... aviões novos. Elas querem crescer, e algumas irão, como noticiamos no Portal PANROTAS, mas a crise na fabricação de aeronaves e na indústria de motores está freando qualquer plano mais promissor.

Foi um ano de governo novo, que já conhecíamos, e no qual apostávamos uma volta de valorização e investimentos no Turismo. Nesse caso podemos olhar o copo mais cheio (Marcelo Freixo e sua Embratur técnica, a volta do Salão do Turismo e a articulação do novo ministro, Celso Sabino, a nova velha imagem do Brasil no Exterior, Milton Zuanazzi regressando ao MTur...) ou mais vazio (troca de ministro no meio do primeiro ano de governo, falta de orçamento – o MTur teve participação tímida e sem estande na Abav Expo –, aguardo de um plano estratégico para o setor, campanhas de marketing tímidas ou inexistentes)... Mas fato é que o MTur, no próximo ano, precisa entregar um copo grande e até a borda para compensar o tempo perdido.

2023 teve a continuidade da guerra na Ucrânia e uma nova guerra televisionada, agora em Israel; teve desastres naturais ou causados pelo homem – como vimos em Alagoas, no Rio Grande do Sul e outros destinos; teve eleição nas entidades (menos na Abav, que tem ainda uma pequena parcela que quer voltar aos anos 1980) e prêmios de todos os tipos; teve Poderosos do Turismo em dezembro, Melhores do Turismo em abril, premiação da PANROTAS para o trade; teve inauguração de hotéis, novas empresas no mercado e também despedidas dolorosas.

Para mesmo que foi um ano normal no Turismo depois de períodos turbulentos de 2020 a 2022. Ainda falamos dos efeitos da pandemia, mas já tratamos tudo como normalidade, como um novo mundo, como efeitos colaterais de um passado distante – mas que se ousarmos olhar para trás veremos que está logo ali, quase a nos tocar os ombros.

Olhem então de perto. Encarem os abismos. Foquem nos detalhes. Nos olhares.

2023 foi um ano decisivo e talvez o ano 1 de um novo Turismo. Inteligência artificial, NDC, viajantes e trabalhadores híbridos (sim eles existem e são numerosos, mesmo que estejam de segunda a sexta nos escritórios), ESG (assim como o NDC, e com mais força e necessidade ainda, temos de não apenas engolir, mas processar e agir), novos propósitos em viagens (nos mais diversos nichos), multicanalidade ao extremo (como você se diferencia?) e a relação de amor e ódio com as redes sociais (qual será o novo Tik Tok?) estão transformando nossa indústria para sempre. Estamos fazendo história, mais uma vez.

Em 2024, a PANROTAS celebrará junto com vocês, 50 anos. 50 anos de Histórias dos Futuros, que é tema da 21ª edição do Fórum PANROTAS, dias 5 e 6 de março, em São Paulo. 50 anos de um caminho, cheio de oportunidades, opções e parcerias, ao lado do trade de Turismo. Todos vocês. Então, celebre com a gente, durante todo o ano de 2024, olhando para os próximos anos, as próximas histórias, as próximas geração do Turismo brasileiro. E que possamos fazer as melhores escolhas para que, daqui a outros 50 anos, alguém esteja analisando a pré-história do Turismo e constatando o quanto fomos ousados, resilientes, sortudos, conscientes, inovadores e humanos.

Feliz 2024. Que todos nós consigamos desenhar as melhores histórias para nossos futuros."

LEIA ABAIXO NOSSA RETROSPECTIVA 2023



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