Da Redação   |   22/11/2024 13:29
Atualizada em 22/11/2024 14:19

Flavia Possani, da Vyra: é preciso ir além do que o hotel tem

Fundadora da Vyra compartilhou suas dicas de marketing para o setor

Divulgação
Flavia Possani(@flaviapossani), Fundadora da Vyra
Flavia Possani(@flaviapossani), Fundadora da Vyra

A edição de aniversário de 50 anos da PANROTAS traz uma matéria especial que explora a evolução do marketing no Turismo. Com insights de 12 renomados profissionais do setor, a reportagem aborda como o marketing de empresas líderes tem se transformado e os desafios enfrentados atualmente. Cada entrevistado compartilha sua visão e experiências, proporcionando uma leitura detalhada sobre estratégias e práticas modernas.

A última profissional é Flavia Possani(@flaviapossani), Fundadora da Vyra. A executiva conta que depois de anos na Aviva e no Royal Palm Plaza, e de uma passagem pela BeFly, abriu sua própria consultoria e trabalha novamente com a hotelaria, além de outros segmentos.

No Turismo desde 2007, Flavia Possani acompanhou muitos dos lançamentos que impactam o marketing até hoje: a chegada das redes sociais, o aumento da relevância dos sites nas redes hoteleiras, o início do e-commerce, o timeshare... Quando trabalhou na Aviva viu, por exemplo, a migração do foco nos anúncios de TV (ainda como Rio Quente) para as mídias sociais e os influenciadores. E o Turismo, assim como a moda, outro setor em que trabalhou, abraça as redes sociais como poucos setores. “O Turismo é aspiracional, como a moda, e essas indústrias têm alto impacto nas mídias sociais”, revela.

Dicas para o Turismo

Sempre, claro, com uma boa história para contar. “Isso não muda”, diz ela. O que mudou é que o cliente hoje quer uma história consistente, verdadeira, autêntica, com que se identifique. O conteúdo, então, e ela vem apostando nisso desde a Aviva, precisa entregar entretenimento.

“Coloquem isso na cabeça. Turismo é entretenimento. É preciso ir além do que o hotel tem”, garante Flavia.

Instagram e Tik Tok são ótimas plataformas para se contarem boas histórias, e de formas diferentes. O Tik Tok, segundo Flavia, já não é mais apenas dancinha e é usado massivamente pela geração Z para buscar informações.

Já o Instagram do hotel ou do restaurante é puro field experience, é a migração do site focado na experiência do usuário. E essa entrega no Instagram precisa ser consistente e verdadeira, de acordo com ela. Precisa entreter contando sua história.

Vídeos curtos, aposta em criadores de conteúdo (os creators), que começam a se sobrepor aos influenciadores de viagens (segundo ela, em declínio), autenticidade, conteúdo menos engessado, curadoria e criatividade são as tendências. E isso com a ajuda de mega influencers ou micro influencers regionais. Desde que tenham ligação verdadeira e conexão com a marca.

“Influencer com cara de propaganda não pega. Se puder, escolha os dois tipos de influencers, o regional e o macro. Mas se tiver de escolher, por questão de budget, por exemplo, vá nos menores, que multiplicam as ações em vários momentos e regiões”, aconselha.

Flávia Possani também concorda que os eventos continuam um elo importante com os clientes, especialmente no B2B. E a busca pela oferta de entretenimento para criar conexões vale para os eventos também. “Veja como o varejo investe em lojas conceito, onde experiências e ativações envolvem o cliente além do produto.

Mesmo com o e-commerce dominando vários setores, essas lojas conceito são fundamentais para as marcas. O B2B deve seguir esse caminho. No corporativo, investir em eventos especiais para os clientes deve ser prioridade”, analisa Flavia.

Revista PANROTAS Especial 50 anos

Esta matéria é parte integrante da Revista Especial de 50 anos da PANROTAS, onde você encontra essa matéria na íntegra, além de várias histórias do Turismo nestas últimas cinco décadas, e também dicas e ferramentas para turbinar seu negócio.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11143 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS