Da Redação   |   11/06/2025 14:29
Atualizada em 11/06/2025 15:10

Multipropriedade consolida nova era do Turismo imobiliário no Brasil; leia o artigo

Veja o artigo do presidente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil


PANROTAS / Bruno Hazov
Caio Calfat, vice-presidente de Assuntos Turístico-Imobiliários do SECOVI-SP, presidente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT) e fundador e diretor-geral da Caio Calfat Real Estate Consulting
Caio Calfat, vice-presidente de Assuntos Turístico-Imobiliários do SECOVI-SP, presidente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT) e fundador e diretor-geral da Caio Calfat Real Estate Consulting

O Turismo imobiliário brasileiro vive uma nova era desde a regulamentação da multipropriedade que consolidou a segurança jurídica para esse modelo de posse compartilhada e impulsionou um mercado em franca expansão. À frente desse movimento, a ADIT Brasil vem sendo protagonista na profissionalização e fortalecimento institucional do setor, que mais que dobrou em número de empreendimentos e quadruplicou em valor de mercado desde 2019.

Sobre o momento do setor, Caio Calfat, vice-presidente de Assuntos Turístico-Imobiliários do SECOVI-SP, presidente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT) e fundador e diretor-geral da Caio Calfat Real Estate Consulting, divulgou um artigo ao Portal PANROTAS. Confira!

Construção compartilhada e o valor das relações duradouras

"A promulgação da Lei nº 13.777/2018, que regulamenta a multipropriedade no Brasil, foi o ponto de virada para uma das mais promissoras vertentes do turismo imobiliário nacional. Ao estabelecer base jurídica para o modelo de posse compartilhada, a lei criou condições para que incorporadoras, investidores e consumidores passassem a enxergá-lo com segurança e clareza. Não foi apenas uma mudança normativa, mas a fundação de uma nova lógica de ocupação do território e do uso de ativos.

Se a lei foi o marco inaugural, 2019 representa o início de uma nova fase institucional para o setor, por meio da atuação da ADIT Brasil. Entidade e mercado avançaram lado a lado e, em pouco tempo, surgiram novos players, mais capital e diversidade de produtos e destinos. Essa evolução não se deu apenas pela força do mercado, mas pela construção conjunta de conhecimento, boas práticas e articulação institucional, criando pontes entre agentes públicos, privados e consumidores.

Vale lembrar que parte dessa transformação ocorreu em meio à pandemia da COVID-19, um dos períodos mais desafiadores para o turismo e para o setor imobiliário em geral. Nessa época, o mercado se mostrou resiliente e criativo, respondendo a uma nova demanda social por qualidade de vida e espaço compartilhado com responsabilidade. Consumidores passaram a buscar soluções de lazer com menor custo de aquisição e manutenção, o que impulsionou o interesse pelas frações imobiliárias.

Em 2019, a multipropriedade brasileira contava com 92 empreendimentos e R$ 22,3 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV); atualmente são 216 empreendimentos e R$ 92,6 bilhões em VGV, segundo dados do estudo anual “Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil”. A ADIT mais do que triplicou o número de associados — de 115, em 2019, para 429, em 2025. A equipe cresceu no mesmo ritmo: dos 10 colaboradores em 2019 o time saltou para 27 pessoas em 2025, o que levou à mudança de sede e consolidou uma estrutura à altura dos desafios da entidade.

Estruturamos 13 Comissões Setoriais voltadas à produção de conhecimento e criamos cursos sobre temas relevantes para o setor. A agenda técnica foi expandida com a criação do ADIT Arq, que conecta arquitetura, design e ESG ao desenvolvimento imobiliário, e do Imobtour, que debate o futuro da hospitalidade e do aluguel por temporada, eventos que se somam ao ADIT Share, ADIT Invest, Complan e ADIT Juris, consolidando um calendário de seis encontros que reforçam o papel da ADIT como catalisadora de conhecimento.

As Missões Técnicas também ganharam protagonismo ao promover visitas a projetos considerados cases de sucesso no Brasil e no mundo. Ainda neste ano, a ADIT levará grupos para explorar a intersecção entre urbanismo e tecnologia no setor imobiliário da China e a aprender com experts em regeneração urbana na Colômbia. Em São Paulo, o grupo fará uma imersão na hotelaria de luxo.

Ao oferecer segurança jurídica para algo que era praticado informalmente, a Lei nº 13.777 abriu caminho para a profissionalização e diversificação do setor, mas o trabalho institucional também foi determinante. Fomos convidados pelo Ministério do Turismo para integrar e presidir comissões no Conselho Nacional do Turismo, um reconhecimento que poucas entidades conseguiram conquistar e manter. Estreitamos laços com praticamente todas as entidades relevantes do setor turístico, imobiliário e governamental, como ABIH, FOHB, Resorts Brasil, SINDEPAT, SECOVI-SP, SindusCon SP e RS, COFECI, AELO, ASBEA, FIABCI Brasil, LARES, entre muitas outras. No cenário internacional, reforçamos o protagonismo ao sermos a única entidade brasileira na ADI Latam, rede que conecta o setor na América Latina.

Prestes a encerrar um ciclo de três mandatos consecutivos na presidência da ADIT, enxergo com satisfação o legado construído a muitas mãos. Tenho convicção no trabalho coletivo que foi realizado e agradeço à equipe da ADIT, à diretoria, aos conselheiros e a todos que contribuíram para esse percurso, principalmente, aos associados. Deixo também meu reconhecimento ao mercado que acreditou na proposta e caminhou conosco em tempos bons e desafiadores.

O crescimento é resultado do empenho de muitos parceiros que ajudaram a construir uma nova etapa dessa indústria. A multipropriedade tem papel relevante na economia e no desenvolvimento territorial do Brasil e o turismo imobiliário, antes periférico nas discussões estratégicas, hoje é tratado como vetor de desenvolvimento, com impacto na geração de empregos, aumento da circulação de pessoas e de capital em todo o país. Cabe a todos nós garantir que o caminho percorrido até aqui seja base sólida para o que ainda está por vir".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11203 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS