Henrique Santiago   |   30/05/2018 14:10

Pesquisa: brasileiro ainda ama futebol e quer viajar pelo esporte

O material coletou informações de 800 pessoas de quatro países latino-americanos e apontou que 73% dos brasileiros têm esse amor pelo jogo realizado nas quatro linhas. Ainda, o México e a Argentina complementam com 71% e 70%, respectivamente.

Emerson Souza
Luiz Cegato, da Booking.com, Juliano Belletti, Maria Izabel Leme, da Booking, e Eric Klug, do Museu do Futebol
Luiz Cegato, da Booking.com, Juliano Belletti, Maria Izabel Leme, da Booking, e Eric Klug, do Museu do Futebol
O Brasil deixou de ser o país do futebol já não é de hoje. Nem mesmo a recuperação da seleção brasileira na era Tite conseguiu nos reposicionar como principal amante do esporte mais popular do mundo. Mas acalme-se, leitor, isso não é motivo para preocupação.

A menos de três semanas para a Copa do Mundo, a Booking lançou um estudo revela que 90% dos colombianos consideram o futebol uma paixão nacional. O material coletou informações de 800 pessoas de quatro países latino-americanos e apontou que 73% dos brasileiros têm esse amor pelo jogo realizado nas quatro linhas. México e Argentina complementam a lista com 71% e 70%, respectivamente.

Mas qual é a relação do esporte com a viagem? A OTA buscou entender qual é a relação do apaixonado pelo mundo da bola com a viagem propriamente. Enquanto metade dos brasileiros não iria para outros lugares, uma parcela significativa se deslocaria para cidades vizinhas (23%), iria a outro Estado (12%) ou até mesmo cruzaria o mundo para torcer pelo seu time de coração (10%).

A menos de três semanas para a Copa do Mundo, a Booking entende que o torcedor brasileiro enxerga no futebol a experiência, ou seja, agregar demais opções dentro de uma viagem.

Cerca de 57% dos nossos aficionados pelo universo popularizado por Pelé, Garrincha e Sócrates acrescentaria uma visita a estádio dentro do seu roteiro, enquanto 74% dos colombianos fariam o mesmo. Já assistir a uma partida de futebol local tem a menor importância entre brasileiros, com 50%; já 75% dos colombianos se interessam pelo programa.

O estudo foi lançado com a presença de Juliano Belletti, ex-lateral direito pentacampeão mundial e colecionador de títulos pelos clubes onde passou, como Barcelona, Chelsea e São Paulo. De acordo com ele, a maior participação da Colômbia não impacta na essência da paixão brasileira pelo desporto.

“Nós, brasileiros, demonstramos melhor esse sentimento. Talvez a carência por títulos e a busca por um ídolo exija um apoio diferente por parte dos colombianos. Eles vão para a Copa se divertir mais, enquanto nós exigimos títulos e resultados e ainda assim torcemos”, acredita o ex-atleta.

A COPA VAI BEM, OBRIGADO
Por razões óbvias, a Rússia é o destino internacional mais reservado por brasileiros entre os meses de junho e julho, segundo a Booking. O país-sede da Copa do Mundo tem em Moscou e São Petersburgo o maior índice de quartos vendidos. Na sequência, figuram Portugal, Santiago e Paris.

Entre as nações, o Brasil é o terceiro que mais reserva acomodações na Rússia. A liderança fica por conta dos próprios russos, seguidos pelos Estados Unidos – que não se classificaram para o torneio, Argentina e Alemanha. Os meios de hospedagem mais procurados são hotel, hostel e apartamento.

A ação foi lançada hoje no Museu do Futebol, em São Paulo. O espaço, aliás, irá abrigar um quarto totalmente pensado na ambientação russa, que poderá ser visitado gratuitamente entre amanhã (31) e domingo (3 de junho).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS