Henrique Santiago   |   30/05/2018 14:10

Pesquisa: brasileiro ainda ama futebol e quer viajar pelo esporte

O material coletou informações de 800 pessoas de quatro países latino-americanos e apontou que 73% dos brasileiros têm esse amor pelo jogo realizado nas quatro linhas. Ainda, o México e a Argentina complementam com 71% e 70%, respectivamente.

Emerson Souza
Luiz Cegato, da Booking.com, Juliano Belletti, Maria Izabel Leme, da Booking, e Eric Klug, do Museu do Futebol
Luiz Cegato, da Booking.com, Juliano Belletti, Maria Izabel Leme, da Booking, e Eric Klug, do Museu do Futebol
O Brasil deixou de ser o país do futebol já não é de hoje. Nem mesmo a recuperação da seleção brasileira na era Tite conseguiu nos reposicionar como principal amante do esporte mais popular do mundo. Mas acalme-se, leitor, isso não é motivo para preocupação.

A menos de três semanas para a Copa do Mundo, a Booking lançou um estudo revela que 90% dos colombianos consideram o futebol uma paixão nacional. O material coletou informações de 800 pessoas de quatro países latino-americanos e apontou que 73% dos brasileiros têm esse amor pelo jogo realizado nas quatro linhas. México e Argentina complementam a lista com 71% e 70%, respectivamente.

Mas qual é a relação do esporte com a viagem? A OTA buscou entender qual é a relação do apaixonado pelo mundo da bola com a viagem propriamente. Enquanto metade dos brasileiros não iria para outros lugares, uma parcela significativa se deslocaria para cidades vizinhas (23%), iria a outro Estado (12%) ou até mesmo cruzaria o mundo para torcer pelo seu time de coração (10%).

A menos de três semanas para a Copa do Mundo, a Booking entende que o torcedor brasileiro enxerga no futebol a experiência, ou seja, agregar demais opções dentro de uma viagem.

Cerca de 57% dos nossos aficionados pelo universo popularizado por Pelé, Garrincha e Sócrates acrescentaria uma visita a estádio dentro do seu roteiro, enquanto 74% dos colombianos fariam o mesmo. Já assistir a uma partida de futebol local tem a menor importância entre brasileiros, com 50%; já 75% dos colombianos se interessam pelo programa.

O estudo foi lançado com a presença de Juliano Belletti, ex-lateral direito pentacampeão mundial e colecionador de títulos pelos clubes onde passou, como Barcelona, Chelsea e São Paulo. De acordo com ele, a maior participação da Colômbia não impacta na essência da paixão brasileira pelo desporto.

“Nós, brasileiros, demonstramos melhor esse sentimento. Talvez a carência por títulos e a busca por um ídolo exija um apoio diferente por parte dos colombianos. Eles vão para a Copa se divertir mais, enquanto nós exigimos títulos e resultados e ainda assim torcemos”, acredita o ex-atleta.

A COPA VAI BEM, OBRIGADO
Por razões óbvias, a Rússia é o destino internacional mais reservado por brasileiros entre os meses de junho e julho, segundo a Booking. O país-sede da Copa do Mundo tem em Moscou e São Petersburgo o maior índice de quartos vendidos. Na sequência, figuram Portugal, Santiago e Paris.

Entre as nações, o Brasil é o terceiro que mais reserva acomodações na Rússia. A liderança fica por conta dos próprios russos, seguidos pelos Estados Unidos – que não se classificaram para o torneio, Argentina e Alemanha. Os meios de hospedagem mais procurados são hotel, hostel e apartamento.

A ação foi lançada hoje no Museu do Futebol, em São Paulo. O espaço, aliás, irá abrigar um quarto totalmente pensado na ambientação russa, que poderá ser visitado gratuitamente entre amanhã (31) e domingo (3 de junho).

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