Marcel Buono   |   28/06/2018 15:12

100 empresas mais valiosas do mundo ultrapassam US$ 20 trilhões

O setor tecnológico continua à frente do setor financeiro em capitalização de mercado

Divulgação/Pixabay
De acordo com o ranking Global Top 100 da Pricewaterhouse Coopers, divulgado hoje, a capitalização de mercado das 100 maiores empresas do mundo somadas subiu 15% em comparação com março de 2017, superando os US$ 20 trilhões pela primeira vez na história. Este aumento segue a tendência do ano anterior, quando o crescimento já havia sido de 12% em relação a 2016.

Pelo quarto ano consecutivo, os Estados Unidos respondem por mais da metade do Top 100, com 54 empresas listadas, uma a menos que o levantamento anterior. Juntas, elas representam 61% do valor total das empresas, 2% menos que o ano passado. Dentre elas, a Amazon é a mais forte em termos de aumento absoluto na capitalização de mercado, crescendo 66% em relação a 2017.

Já a capitalização de mercado das empresas chinesas saltou 57% em relação a 2017, com 12 empresas fazendo parte do seleto grupo, duas a mais que no ano passado. Em termos de aumento absoluto, a Tencent é a líder do país pelo segundo ano consecutivo, e a segunda maior após a Amazon, aumentando seu valor em 82%. O Alibaba obteve o segundo melhor desempenho na China e o terceiro no geral, aumentando seu valor em 75%.

“A característica mais marcante dos números deste ano é o forte aumento no valor das principais empresas chinesas. Por muitos anos, as empresas americanas usaram seu alcance global, força financeira e capacidade de inovar para se afastar do resto do mundo. Agora, a China está usando atributos equivalentes, fundados na enorme escala do mercado chinês, para fazer incursões na liderança dos Estados Unidos. A entrada da Tencent e do Alibaba no Top 10 é um sinal claro de seu sucesso ao fazer isso”, comentou o líder de IPO da Pricewaterhouse Coopers, Ross Hunter.

O setor tecnológico continua à frente do setor financeiro em capitalização de mercado pelo terceiro ano consecutivo, com bens de consumo ficando com a terceira posição no ranking. As três maiores empresas do mundo ainda são ligadas à tecnologia: Apple, Alphabet e Microsoft. Já entre as companhias relacionadas ao Turismo, a Boeing se destaca na 37ª colocação do ranking, enquanto a Walt Disney caiu para o 51º posto e a Booking Holdings apareceu em 92º lugar.

Para ler o relatório completo, clique aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Colaboração para o Portal PANROTAS

Marcel Buono tem 1660 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!