Henrique Santiago   |   20/07/2018 10:45

Viajantes têm comprado menos aéreo e hotel; veja tendências

O estudo foi realizado com 3996 norte-americanos durante o primeiro semestre

Os hábitos de consumos de viagens dos norte-americanos se tornam tendência no mundo. Não é segredo que essa indústria impacta o comportamento dos consumidores em outros mercados globais, como o Brasil.

A Phocuswright recém-lançou um estudo no qual se debruça sobre os principais produtos que integram a rotina de viagem de quem mora nos Estados Unidos. Ao todo, 3996 norte-americanos foram consultados no primeiro semestre deste ano e o resultado demonstra uma maior autonomia dessas pessoas.


Nappy
Essa liberdade do viajante se traduz na escolha de produtos que fogem do tradicional. A empresa especialista em pesquisa avaliou que menos pessoas se hospedaram em hotéis em 2017. Entre janeiro e dezembro, 68% fizeram check-in em alguma propriedade hoteleira – a porcentagem era de 73% em 2016.

Por outro lado, a procura por plataformas alternativas, como Airbnb e Home Away, se tornou mais evidente. A pesquisa revela que os millennials (entre 18 e 34 anos) lideram essa preferência, as gerações mais experientes têm aderido a esse modal com mais força, sobretudo nos grupos de 45 a 54 anos e mais de 65.

TRADICIONAL PERDE FORÇA
Outras quedas foram sentidas em segmentos importantes da indústria de Viagens e Turismo. A venda de bilhetes aéreos representou 57% no último ano – em 2016, o índice de 62%. Os cruzeiros também perderam força, passando de 10% a 7%. Já os roteiros empacotados mantiveram os 33%.

Em outras palavras, os norte-americanos têm preferido fazer viagens dentro de seu próprio país. Com isso, têm optado por utilizar seus próprios carros – as locadoras de automóveis têm alta capilaridade no setor corporativo – e tem se deslocado em períodos mais curtos. Entre suas motivações estão descanso, viver em família e buscar experiências diferentes.

Tal comportamento é analisado justamente pela instabilidade político-econômica, algo vivenciado pelo brasileiro desde a crise instaurada por volta de 2015.

Em entrevista à PANROTAS, a sócia-diretora da Mapie, Carolina Haro, parceira da Phocuswright, detalha esse movimento. “O que acontece lá fora vai se repetir principalmente na América Latina. Nós vemos que a curta de fluência é cada vez mais curta. Vamos sentir esses impactos no Brasil ainda este semestre ou a partir do ano que vem”, pontuou.

A executiva apoia sua afirmação em um estudo realizado pela própria Mapie, o qual revela um crescimento de 35% na utilização de acomodações privadas. “Aqui já está acelerado”, completou.

ALGO A MAIS
O deslocamento para outras regiões dos Estados Unidos não está limitado apenas à hospedagem ou aos litros de combustível. Esses viajantes têm desembolsado dinheiro para vivenciar novas experiências.

Um total de 41% opta por excursões; 32% atividades outdoor; 28% museus; e 19% shows e afins. O acesso a esses produtos foi feito em maioria esmagadora por sites e aplicativos (cerca de dois terços), enquanto o boca-a-boca de recomendações de família e amigos responde a 31%. Os agentes de viagens foram influentes em apenas 8% dos casos.

Os agentes se tornam menos relevantes nesses casos, pois uma viagem mais curta e menos complexa não demanda a consultoria que lhe é exigida.

De acordo com Carolina, os mais jovens têm desempenhado um papel de influenciadora para os demais públicos. “Essas gerações vivem o momento e estabelecem tendências, fazendo com que seus antecessores passem a ser usuários dessa mesma forma. O comportamento de viagem tem poucas diferenças. O viajante habitual se comporta como um millennial mesmo não tendo sua idade.”

O caminho trilhado indica que não haverá volta. A dependência do viajante se tornará mais evidente e cabe à indústria tradicional, sobretudo a hoteleira, a trabalhar com enfoque no cliente. Alguns de seus objetivos incluem trabalhar com personalização e diversificação na jornada de seus clientes e, tão importante quanto, desburocratizar todo esse processo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS