Marcos Martins   |   24/09/2018 23:40

Conheça o perfil do turista brasileiro que viaja para a França

Turismo da França revelou dados de estudo realizado em agosto deste ano com 900 respostas


Marcos Martins
Caroline Putnoki, da Atout France
Caroline Putnoki, da Atout France
FORTALEZA – Não é novidade que a França é um dos principais destinos turísticos do mundo, mas qual é o perfil do brasileiro que viaja ao país? Durante os Encontros à Francesa, na capital cearense, foram reveladas as características desse viajante com base em 900 respostas coletadas pela Atout France, órgão de promoção do Turismo da França, no mês de agosto. “Inspirar o cliente é fundamental e não há marketing sem segmentação”, afirma a presidente da Atout France na América do Sul, Caroline Putnoki, sobre a estratégia de mercado.

O estudo revela que 43% dos turistas viajam em casal e 30% com suas famílias, sendo que a média de idade é 40 anos, mas o Turismo da França vai direcionar campanhas para atrair também pessoas mais jovens. Além disso, 62% são repeaters (viajantes frequentes), 43% da classe A e 80% vão a lazer.

O gasto médio diário por pessoa é de 159 euros e, na repartição total de gastos, 40% vai para a hospedagem, 27% é utilizado com alimentação, 17% em compras, 9,9% em atividades diversas, incluindo museus, e 6,2% em transporte local. Em relação ao último item, os principais meios utilizados são o trem (41%), seguido de carro (25%) e avião (23%). Já as reservas são feitas 59% de maneira on-line, 55% em compras de serviços por smartphone e 28% via agências e operadoras.

“Queremos capitalizar as nossas principais marcas francesas, como os destinos conhecidos internacionalmente. Pela primeira vez, editamos e traduzimos uma brochura em português com roteiros de várias cidades com identidade forte e distinta que alimentam a imaginação do viajante”, explica Putnoki.

DESTINOS FAVORITOS
A cidade de Paris é unanimidade entre os brasileiros, sendo que mais de 80% chegam e ficam no destino, que está na frente de outras regiões como Cote D'Azur e Châteaux de La Loire. Foram apresentados como potenciais destinos o Vale do Loire, Champagne, Bordeaux e região, além de Normandia, Provence e os Alpes. A meta do Turismo da França é alcançar a marca de 100 milhões de turistas até 2020. No ano passado, o país recebeu 87 milhões de turistas e registrou 429 milhões de pernoites

“Temos mais de cinco mil quilômetros de litoral somente na França metropolitana, além de lugares paradisíacos ultramarinos como Guadalupe, Saint-Martin e as ilhas do Taiti. Em nichos, destacamos o enoturismo, que cresce cada vez mais no Brasil e representa dez milhões de visitantes por ano na França.”

O Portal PANROTAS viaja a convite da Atout France

Tópicos relacionados