Janize Colaço   |   25/09/2018 11:30

Fecomercio-SP: confiança do consumidor continua a crescer

Em relação a setembro de 2017, o indicador avançou 7,1%. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).


A confiança do consumidor paulistano avançou pelo segundo mês consecutivo em setembro. De acordo com Índice de Confiança do Consumidor (ICC), elaborado pela Fecomercio, a alta foi de 2,3% ao passar de 104,4 pontos em agosto para 106,8 no mês atual. Em relação a setembro de 2017, o indicador avançou 7,1%. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Ainda segundo o levantamento, entre os dois quesitos que compõem o indicador, o Índice das Condições Econômicas Atuais (Icea) apresentou queda de 3,2% ao passar de 83 pontos em agosto para 80,4 pontos em setembro. Enquanto isso, o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) avançou 4,9% no mesmo período, passando de 118,6 para 124,4 pontos. No comparativo anual, ambos registraram alta de 14,6% e 4,2%, respectivamente.

Além disso, a percepção dos consumidores com renda familiar inferior a dez salários mínimos em relação às condições econômicas atuais registrou leve alta de 0,5% — passando de 76 pontos em agosto para 76,3 pontos em setembro. Já os consumidores acima desse patamar descreveram queda de 9,2% ao passar de 98 pontos em agosto para 89 pontos em setembro.

POR GÊNERO
No corte por gênero, enquanto o público masculino registrou uma alta na confiança de 1,8%, ao passar de 86,1 pontos em agosto para 87,7 pontos em setembro, o grupo feminino apresentou queda de 8,6% passando de 80 pontos em agosto para 73,1 pontos em setembro.

Segundo a assessoria econômica da Federação, após a alta da inflação nos meses de maio e junho causada pela greve dos caminhoneiros, os impactos da recente escalada do dólar têm preocupado os consumidores. O grupo feminino, que na maioria das vezes é responsável pelo orçamento doméstico, foi um dos que mais sentiram esse efeito.

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