Movida

Leonardo Ramos   |   18/09/2018 11:45

OMT dá 11 dicas de como combater o Turismo em excesso

Relatório dá dicas e estratégias para cidades de como combater o overtourism, aliviando seus impactos e dando benefícios aos locais

Reprodução / Twitter
Protesto contra turistas em Barcelona, na Espanha
Protesto contra turistas em Barcelona, na Espanha

Foi lançado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), na manhã de hoje, um relatório que tem como objetivo ajudar as cidades no gerenciamento dos crescentes fluxos de Turismo urbano e reduzir seus impacto no destino e em seus residentes.

O tema foi tratado no especial "Turismo em excesso", análise completa da PANROTAS realizada em julho deste ano. Confira abaixo:

LEIA AS QUATRO EDIÇÕES DO ESPECIAL DA PANROTAS ABAIXO
TURISMO EM EXCESSO - PARTE 1 - DEUS ME LIVRE OU QUEM ME DERA
TURISMO EM EXCESSO - PARTE 2 - CIDADES PODEM PERDER STATUS DE PATRIMÔNIO
TURISMO EM EXCESSO - PARTE 3 - ALÉM DOS GRANDES DESTINOS
TURISMO EM EXCESSO - PARTE 4 - O PAPEL DAS AGÊNCIAS E OPERADORAS

O documento dá dicas de como gerenciar o turismo em destinos urbanos de um modo que beneficie tanto os visitantes quanto os residentes locais.

São 11 estratégias, com 68 medidas dentro delas que buscam aliviar o impacto dos turistas nos destinos: meios de promover a dispersão de visitantes dentro da cidade por segmentos; estimular novos itinerários para os visitantes; ações que garantam benefícios aos locais; dividir eventos em diferentes horários ao longo do dia para evitar congestionamentos e concentração excessiva de turistas nos horários de pico, entre outros.

“Governança é fundamental. Abordar os desafios que o Turismo urbano enfrenta hoje é uma questão muito mais complexa do que é normalmente reconhecido. Precisamos estabelecer um roteiro sustentável para isso”, argumentou o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, no lançamento do documento. “Também devemos garantir que as comunidades locais enxerguem e se beneficiem dos aspectos positivos do Turismo."

O documento é resultado de cooperação entre a OMT e o Centro de Especialização em Lazer, Turismo e Hospitalidade (CELTH), a Universidade de Ciências Aplicadas de Breda e o Instituto Europeu do Futuro do Turismo (ETFI), da Universidde de Ciências Aplicadas da NHL Stenden.

CIDADES SUPERLOTADAS
Para compreender melhor os desafios da gestão de visitantes em contextos urbanos, particularmente a relação entre residentes e visitantes, o relatório inclui uma análise das percepções de moradores em relação ao Turismo em oito cidades europeias, algumas das quais já manifestaram em diversas oportunidades queixas pelo turismo em excesso: Amsterdã (Holanda), Barcelona (Espanha), Berlim, Munique (Alemanha), Copenhague (Dinamarca), Lisboa (Portugal), Salzburgo (Áustria) e Tallinn (Estônia).

"Não existe uma solução única para lidar com o excesso de Turismo. Em vez disso, o Turismo precisa fazer parte de uma estratégia para o desenvolvimento sustentável em toda a cidade", comentou o professor Ko Kens, do CELTH e da Universidade de Ciências Aplicadas de Breda.

Clique aqui para ter acesso ao relatório.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias