Felipe Lima   |   16/10/2018 10:00

Cresce 6% número de viajantes estrangeiros no 1º semestre

As regiões da Europa e Ásia contaram com os melhores resultados, chegando a um alavancamento de 7% de chegadas em cada. 

Shutterstock
Segundo o estudo, o aumento foi impulsionado pelo crescimento na economia global
Segundo o estudo, o aumento foi impulsionado pelo crescimento na economia global
De acordo com recente estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT), as chegadas de turistas internacionais cresceram 6% no primeiro semestre, totalizando 641 milhões de visitantes estrangeiros, 37 milhões a mais do que fora registrado no ano passado.

Todas as regiões do mundo obtiveram um crescimento significativo nas chegadas de turistas neste ínterim e, segundo a OMT, o aumento foi impulsionado pela demanda dos principais mercados de origem, apoiado por um aumento na economia global.

“A divulgação de dados do Turismo internacional de hoje para o primeiro semestre de 2018 serve como mais uma prova da resiliência do setor e da trajetória de crescimento implacável. Continuamos a trabalhar com nossos muitos parceiros para traduzir esse crescimento em melhores empregos, mais benefícios para as sociedades e mais oportunidades de meios de subsistência e destinos sustentáveis”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

REGIÃO A REGIÃO
Por região, a Europa e a Ásia e o Pacífico lideraram o crescimento com um aumento de 7% de chegadas em cada. O Sul da Europa Meridional e o Sudeste da Ásia tiveram os melhores resultados, ambos com um alavancamento 9% de turistas internacionais.

O Oriente Médio e a África também registraram resultados sólidos, com as chegadas crescendo a 5% e 4%, respectivamente. As Américas registraram crescimento de 3% nas chegadas no período de seis meses, impulsionadas pela América do Sul (+ 7%) e América do Norte (+ 5%).

Na demanda, a França, o Reino Unido e a Federação Russa registraram aumentos de dois dígitos nos gastos externos. A Índia e a Coreia do Sul impulsionaram o crescimento na Ásia e no Pacífico, enquanto o principal mercado de origem do mundo, a China, relatou gastos semelhantes aos do mesmo período do ano passado.

A primeira metade do ano é responsável por cerca de 45% das chegadas anuais de turistas internacionais. O segundo semestre representa 55%, pois é três dias mais longo e inclui os meses de alta temporada do hemisfério norte de julho e agosto.

As expectativas para o restante de 2018 permanecem positivas, embora em um ritmo mais lento. De acordo com a última pesquisa do Índice de Confiança da ONU, o valor do índice para maio-agosto e as expectativas para setembro-dezembro são um pouco menores do que o valor do índice para janeiro-abril.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Lima

Felipe Lima tem 533 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS