Movida

Danilo Teixeira Alves   |   28/02/2019 10:57

Empregos formais crescem 1% no Turismo de São Paulo

 No acumulado de 2018, o saldo também foi positivo: 2.776 empregos com carteira assinada foram gerados.


Divulgação ABR/Agência Brasil

O mercado de trabalho no Turismo de São Paulo seguiu em crescimento pelo terceiro mês consecutivo. Em dezembro, foram 366 vagas celetistas. Com isso, o setor encerrou o ano com um estoque ativo de 278.613 empregos formais, maior patamar desde setembro de 2016, aumento de 0,1% em relação a novembro e elevação de 1% comparado ao mesmo período de 2017. No acumulado de 2018, o saldo também foi positivo: 2.776 empregos com carteira assinada foram gerados.

Os dados são da Pesquisa de Emprego do Setor de Turismo no Estado de São Paulo (PESP Turismo), elaborada mensalmente pela Fecomercio-SP, com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Segundo a entidade, no mês, o bom desempenho foi puxado pelos grupos de hospedagem, com 452 vínculos, e alimentação, com 333 empregos. Durante o ano de 2018, as vagas abertas também foram alavancadas por alimentação, com 861 vínculos, e transportes, com 816 empregos formais.

Das sete atividades analisadas, três sofreram quedas no número total de vagas celetistas em comparação com dezembro de 2017, com destaque para comércio direcionado (-1,2%) e eventos (-0,8%). Por outro lado, os segmentos de agências e operadores (2,5%) e alimentação (1,4%) apontaram as maiores variações na mesma base de comparação.

Para a presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, Mariana Aldrigui, o otimismo de 2018 se concretizou em contratações no setor. “A perspectiva por mais viagens estimula empreendedores a ampliar equipes, ainda que com salários mais baixos do que aqueles pagos anteriormente. Além disso, famílias que adiaram as férias no ano passado demonstraram interesse em retomar o hábito, já se programando para viajar nos meses de janeiro a março”, afirma.
Esta empresa apoia o Fórum PANROTAS 2019

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias