Marcos Martins   |   29/03/2019 15:00

Fecomercio-SP: confiança do consumidor cai 9,9% em março

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fecomercio-SP estava em alta há sete meses consecutivos e o momento é de cautela


Pixabay
Fecomercio-SP pede cautela aos empresários
Fecomercio-SP pede cautela aos empresários
Após avançar por sete meses seguidos, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano sofreu queda de 9,9%, ao passar de 139,4 pontos em fevereiro para 125,9 pontos em março. No comparativo anual, houve alta de 8,5%. O ICC é elaborado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), sendo que a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a assessoria econômica da Fecomercio-SP, apesar da queda de quase 10%, o indicador ainda aponta que o consumidor segue com a confiança positiva, em razão da sequência de altas vistas nos meses anteriores. Mesmo assim, a federação alerta aos empresários que o momento é de cautela com os negócios por causa das instabilidades políticas.

GÊNERO E RENDA
Os dois quesitos que compõem o indicador caíram neste mês: o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) sofreu queda de 13,2% de 112,2 pontos em fevereiro para 97,4 pontos em março. E o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) caiu 8,4% – 157,5 pontos em fevereiro para os atuais 144,3 pontos. No entanto, no comparativo anual, ambos registraram altas de 5,8% e 9,8%, respectivamente.

No resultado do ICEA, as maiores baixas foram dos consumidores com renda familiar inferior a dez salários mínimos, queda de 15,1%, ao passar de 106 pontos em fevereiro para 90 pontos em março. O grupo feminino passou de 107,7 pontos em fevereiro para 92,4 pontos em março, decréscimo de 14,2%.

Já no IEC, destacaram-se consumidores com renda familiar superior a dez salários mínimos, com queda de 11,1%, de 170,7 pontos em fevereiro para os atuais 151,8 pontos, e o do grupo com idade superior a 35 anos, uma baixa de 9,9%, de 160,3 pontos para 144,3 pontos em março.

De acordo com a federação, embora o ICC passe por ajustes no terceiro mês do ano, a expectativa é que o cenário volte à normalidade com as definições políticas em andamento. Com a aprovação das principais reformas, a confiança e o consumo tendem a melhorar a partir do segundo semestre.

MOMENTO DE CAUTELA
A entidade recomenda que o comerciante seja mais conservador neste primeiro momento e repense os métodos administrativos, por exemplo, os investimentos e objetivos estratégicos da empresa, a fim de ter uma visão mais ampla da gestão do seu negócio.

A orientação é que o empresário evite estoques altos e endividamento e organize os negócios em setores mais produtivos, ajustando, assim, compras, vendas e investimentos adequadamente ao fluxo de caixa. Essas ações serão fundamentais para passar por fases de imprecisão.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS