Movida

Marcos Martins   |   15/04/2019 10:40

Fecomercio-SP: inadimplência sobe e alerta empresários

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo divulga resultados de pesquisa sobre famílias paulistanas em março 


Pixabay
Fecomercio-SP revela que houve aumento de endividados em março
Fecomercio-SP revela que houve aumento de endividados em março
A proporção de lares paulistanos endividados passou de 53,6% em fevereiro para 55,1% em março, elevação de 1,5 ponto porcentual no mês e 0,3 ponto porcentual no comparativo anual. Já a inadimplência, que desde outubro não atingia 20%, em março chegou a 20,1%, alta de 0,3 ponto porcentual no comparativo mensal e 0,8 ponto porcentual no anual.

No total, 2,16 milhões de famílias permanecem com algum tipo de dívida e 787,3 mil estão com contas em atraso. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

Segundo a entidade, a inadimplência acima dos 20% é um sinal de alerta aos empresários, pois demonstra que a fragilidade da situação financeira das famílias. Em relação ao endividamento, apesar da elevação vista no mês, ainda é considerado natural e comprova os gastos excedentes de dezembro, sem planejamento das tradicionais despesas do início de ano.

O principal tipo de dívida das famílias continua sendo o cartão de crédito (70,1%). Na segunda posição, ficaram os carnês, com 14,7%, ante os 13,5% de fevereiro. De acordo com a assessoria econômica da Fecomercio-SP, o crescimento do carnê como modalidade de pagamento pode indicar uma redução por parte dos bancos do acesso ao crédito, fazendo com que os consumidores recorram aos parcelamentos das compras diretamente com as lojas, normalmente menos restritivas na avaliação de dados pessoais.

Essa tendência do pagamento em carnê pode indicar ao empresário uma alternativa para atrair mais clientes. A federação recomenda ainda a ampliação do prazo de pagamento, que reduz o valor da parcela e evita a inadimplência. Contudo, é importante atenção ao fluxo de caixa para não causar um efeito reverso.

SEGMENTAÇÃO POR RENDA
As famílias com rendimentos abaixo de dez salários mínimos (SM) impulsionaram o endividamento, 58,7%, ante os 56,4% de fevereiro. Para o grupo com renda superior a dez SM, o endividamento registrou leve queda ao passar de 45,4% para 44,6% em março. O porcentual de inadimplência se manteve estável em ambos os grupos – 24,9% para o abaixo de dez SM e 8,6% para o superior a dez SM.

O porcentual de famílias que disseram não terem condições de pagar suas dívidas também registrou aumento: de 8,5% em fevereiro para 8,7% em março. Segundo a assessoria econômica da Fecomercio-SP, há um ano, o porcentual era parecido (8,4%). Contudo, são 16,9 mil famílias a mais em 2019 e, ao todo, 342,6 mil lares nessa situação atualmente.

Em relação ao tempo de dívida em atraso, houve elevação, passando de 68 dias em fevereiro para 69 dias em março. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço foi de cinco dias. O maior porcentual é o de longo prazo (acima de 90 dias), com 56,4%, no mesmo período de 2018, era de 52,2%.

Entre os endividados, o comprometimento da dívida passou de 7,2 meses em fevereiro para os atuais 7,3 meses. O porcentual mais elevado está no período superior a um ano: 33,2%. De até três meses, 23,1%, de três a seis meses, 21,6%, e de seis meses a um ano, 20,3%.

A Fecomercio-SP ressalta que o mercado passa por um período de estagnação e a expectativa é que as variáveis econômicas melhorem até meados do segundo semestre com o encaminhamento e a aprovação das principais reformas do governo.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias