Artur Luiz Andrade   |   11/09/2019 15:49
Atualizada em 11/09/2019 15:55

Kantar Ibope divulga dados com oportunidades para o Turismo; confira

63% dos entrevistados pela Kantar Ibope afirmam pretender viajar de avião no próximo ano, ao passo que 46% ainda não programaram sua viagem


Felipe Menezes/Inframerica
De acordo com dados do Target Group Index, estudo sobre hábitos e comportamento do consumidor da Kantar Ibope, 33% dos pesquisados declararam ter viajado nos últimos 12 meses. Para 64% desses viajantes, férias de verdade sempre incluem uma viagem, e 67% afirmaram que gostariam de viajar e conhecer lugares exóticos.

O levantamento aponta ainda a vontade do brasileiro em explorar novos ares: 63% afirmam pretender viajar de avião no próximo ano, ao passo que 46% ainda não programaram sua viagem.

Na hora de programar a viagem, a grande aliada é a internet, que aparece como o meio mais consumido para 92% dos viajantes. A TV vem em segundo lugar (91%), seguida pela mídia OOH/Fora de Casa (88%). Para 60% dos viajantes, a internet ajuda a planejar e reservar viagens, 16% afirmam navegar em sites de Turismo e apenas 3% efetuam reservas de passagens on-line.

Segundo a Kantar-Ibope, o setor de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo também acompanhou essa onda positiva. De acordo com dados de Advertising Intelligence, no primeiro semestre de 2019, a compra de espaço publicitário no setor registrou crescimento de 10% do GAV (valores publicitários brutos, desconsiderando descontos e negociações), em comparação ao mesmo período do ano anterior.

QUEM ANUNCIA MAIS
As categorias Excursões e Viagens e Hotéis, Motéis e Pousadas figuram entre as cinco categorias que mais investiram em mídia no setor entre janeiro e junho deste ano: 1 - Eventos Sociais e Culturais; 2 - Produções Cinematográficas e Estúdios; 3 - Excursões e Viagens; 4 - Hotéis, Motéis e Pousadas; e 5 - Editoras e Publicações.

Entre os cinco principais anunciantes de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, três são empresas ligadas ao Turismo: Decolar, Booking.com e Accor Brasil. Juntos, esses anunciantes foram responsáveis por 15% do investimento em compra de espaço publicitário do setor no primeiro semestre de 2019.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.