Vinicius Novaes   |   18/12/2019 11:04

Intenção de consumo cai em dezembro, aponta estudo

O índice de Intenção de Consumo das Famílias caiu 0,8% em dezembro, fato que interrompe a sequência de quatro altas consecutivas, de acordo com CNC


Pixabay

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 0,8% em dezembro, fato que interrompe a sequência de quatro altas consecutivas, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na prática, o dado quer dizer que as famílias brasileiras estão mais cautelosas no último mês de 2019.

A entidade avalia que o resultado pode ter sido influenciado por uma possível antecipação de compras de fim de ano em novembro – sobretudo por conta da Black Friday –, quando o índice registrou aumento de 1,3% em relação a outubro.

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apesar do resultado negativo em dezembro, o cenário permanece benigno, amparado por fatores como inflação e juros baixos. “Imaginávamos que as intenções de gastos poderiam regredir ligeiramente em dezembro, mas os sinais em curso continuam indicando um consumo crescente”, afirma.

Em dezembro, apenas dois dos sete componentes do ICF cresceram: Momento para Duráveis (3,6%) e Emprego Atual (0,6%). Em sentido inverso, responderam pela diminuição, principalmente, Perspectiva Profissional (-3,0%), Nível de Consumo Atual (-2,8%) e Perspectiva de Consumo (-1,6%).

Tópicos relacionados