Isolamento social muda comportamento de consumo no Brasil
Pesquisa feita pela Kantar Brasil Insights mostra como o momento mudou o comportamento do consumidor.
Tirados da segunda edição do Kantar Thermometer, os números são resultado de um compilou dados de diversos painéis e insights da Kantar, além de 500 entrevistas realizadas online com brasileiros acima de 18 anos entre os dias 13 e 16 de março de 2020.

Mais um dado explicado pelo maior tempo dos consumidores dentro dos seus lares é o crescimento no tempo em frente à televisão. Entre os pesquisados, 79% declararam preferência pela TV como principal meio para obter informações. O consumo diário do conteúdo televiso durante a semana apresentou um aumento de 41 minutos na média. Já aos finais de semana, o aumento foi ainda mais significativo: 1h26.
Mas não é só. Também por conta da pandemia, a característica de consumo da programação televisiva mudou, seja pela necessidade mais intensa de informação ou por fatores como a interrupção de algumas produções e campeonatos esportivos. O principal impacto no fim de semana do dia 21 e 22/3, em relação ao primeiro fim de semana de março, foi principalmente sentido no futebol. Com a paralisação dos campeonatos, a audiência do gênero caiu consideravelmente. Entre os 10 gêneros de maior audiência, os que mais cresceram na semana de 16 a 20 de março, em comparação a primeira semana de março, foram filme (36%) e jornalismo (26%). A audiência do gênero infantil cresceu 17% na semana de 16 a 20 de março, em comparação com a primeira semana deste mesmo mês.
Também nesse sentido, os conteúdos de streaming e de PayTV seguem em ascensão. O Brasil também aparece com um amento de 8% no uso de periféricos (aparelhos ligados à TV, como videogames), indicando oportunidade para os anunciantes e as agências olharem com atenção para e-sports.
PUBLICIDADE E O QUE ESPERAR DAS MARCAS
No período em que a pesquisa foi realizada, entre os dias 16 e 22 deste mês, 135 marcas veicularam campanhas especificamente dedicadas ao tema do covid-19, que esteve em 20% das novas campanhas (filmes). No mesmo ínterim, o tema esteve em 1,3 mil inserções de TV, sendo o pico de veiculação o domingo (22) com mais de 500 inserções. Os top dez anunciantes são formados por bancos, farmacêuticas e varejistas.Também nesse período, muitas marcas precisaram marcar posicionamento e assim atenderam anseios de quem compra seus produtos. Para o consumidor, 25% esperam que as marcas sejam o exemplo e que guiem a mudança. Já 21% esperam que sejam práticas e realistas, e ajudem os consumidores no dia a dia.
Para 87% dos entrevistados as marcas devem comunicar principalmente seus esforços para enfrentar a situação e sobre como podem ser úteis nesse novo dia a dia, 80% concordam que as empresas devem evitar explorar a situação do coronavírus para promover suas marcas e 78% dos consumidores acreditam que deve-se reforçar os valores da marca, oferecendo uma perspectiva positiva e utilizando um tom tranquilizador.
Confira neste link a pesquisa completa e o detalhamento dos números sobre o comportamento do consumidor.