Nordeste é destino preferido para a retomada, segundo viajantes

|



Nasce hoje oficialmente o TRVL LAB – Laboratório de Inteligência de Negócios em Viagens, projeto da PANROTAS com a MAPIE. E começamos com a produção de uma série de conteúdos, incluindo pesquisas e análises exclusivas, para medir a evolução do impacto da crise causada pela pandemia de covid-19 no Turismo brasileiro e apontar tendências e caminhos.

Para isso, realizamos na semana passada duas enquetes, uma com 300 viajantes e outra com 325 profissionais de Viagens e Turismo. O resultado completo está disponível em www.trvl.com.br, aberto para todos os interessados, pois sabemos que nesse momento a informação analisada e embasada é muito importante na tomada de decisões e no planejamento para o futuro.

“É um momento delicado e difícil para todo o mundo, e o Turismo foi atingido em cheio. O TRVL LAB seria lançado no Fórum PANROTAS 2020, adiado para os dias 9 e 10 de setembro, e decidimos guardar as pesquisas que havíamos preparado para a nova data do evento, com atualizações, claro. Agora é hora de agir, garantir a sustentabilidade dos negócios, os empregos dos colaboradores e, mais que tudo, a saúde de todos nós. O TRVL LAB nasce então em um momento de enormes desafios para a indústria e esperamos ajudar cada um de vocês com essas informações”, explica o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta.


Emerson Souza
José Guilherme Alcorta, da PANROTAS, com Carolina Sass de Haro e Tricia Neves, da Mapie
José Guilherme Alcorta, da PANROTAS, com Carolina Sass de Haro e Tricia Neves, da Mapie

RETOMADA

E quando viajaremos de novo? “O que é possível observar de concreto, é que clientes precisam sentir-se confiantes no controle da doença antes de retomar as viagens”, analisa a diretora da MAPIE, Carolina Sass de Haro. “Este também é um momento delicado para as marcas, pois consumidores estão atentos às ações tomadas e ao cuidado demonstrado por elas em relação aos clientes e colaboradores.”

Uma tendência preliminar aponta para a retomada do Turismo regional em um primeiro momento, com o Nordeste liderando na citação dos consumidores (pouco mais de 26%) como destino mais desejado para o pós-crise. O primeiro destino internacional, a Europa, tem somente 7,9% das intenções. Ásia e África não receberam um voto sequer dos pesquisados, mostrando que viagens tão longas, no momento, não passam pela cabela do brasileiro.

LEIA MATÉRIA DA REVISTA PANROTAS



TRADE

Já na pesquisa com os profissionais de Viagens e Turismo, 80% deles distribuidores (agentes de viagens, freelancers, operadores e consolidadores), há otimismo para que a retomada seja a partir de maio e junho. Mas poucos estão com planos prontos nesse sentido. Há anseio pelas soluções mais imediatas. Neste primeiro momento, observa-se um esforço por parte das empresas em atender clientes e zelar pela segurança de suas equipes. Uma vez passada esta fase inicial, volta-se o olhar para os próximos meses e todas as reorganizações necessárias. Saiba que reorganizações são essas, além de outros dados, como os meios usados para se comunicar com as equipes e os planos para eles, na pesquisa do TRVL LAB.



Confira na revista PANROTAS 1.417 os highlights da pesquisa com consumidores e profissionais de Turismo. E também utras reportagens e artigos.

E baixe a pesquisa completa, de graça, em www.trvl.com.br. No site do TRVL LAB também conheça os principais produtos de nosso portfólio e os contatos para mais informações.

"Teremos mais conteúdo exclusivo para orientar os profissionais e as empresas de Turismo, no Portal PANROTAS, nas nossas redes sociais (Instagram, Faceboo, Twitter e Linkedin) e na revista semanal, que segue com sua edição digital. E agora também por meio do TRVL LAB, em parceria com a MAPIE, o laboratório de inteligência de mercado em viagens, que com muita satisfação lançamos hoje", finaliza Guilherme Alcorta.

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA