Vinicius Novaes   |   11/06/2020 15:09 Atualizada em 11/06/2020 15:14

Brasileiro já pesquisa sobre próxima viagem; ASSISTA

Evento on-line falou sobre o que o brasileiro está pesquisando na internet em relação à viagem

Na live Check Point desta quinta-feira (11), cujo tem foi a evolução do comportamento do consumidor de viagens desde o começo da pandemia, a empresa Bites apresentou um levantamento que mostrou que o turista brasileiro já pesquisa sobre a próxima viagem. Inclusive, esse termo ‘próxima viagem’ se tornou um dos mais pesquisados na internet brasileira.

Divulgação
Manoel Fernandes, da Bites
Manoel Fernandes, da Bites
“A boa notícia para o Turismo é que esse termo ‘próxima viagem’ aparece entre as mais comentadas na internet. São palavras que revelam o comportamento do internauta, que já pensa em viajar quando a pandemia passar”, disse o especialista em marketing digital da Bites, Manoel Fernandes, um dos convidados da live.

Um dos trabalhos da Bites é mapear os comportamentos e fluxos de opinião no meio digital e acompanhar todo esse ecossistema digital que existe no Brasil, que são transformados em relatórios que ajudam na tomada de decisão.

Levando em consideração essa tendência de retomada, demonstrada por meio das opiniões nas redes sociais, Fernandes acredita que o resultado revela uma grande oportunidade para os agentes de viagens. “Com base nisso, os agentes vão precisar entender o perfil de seus clientes para oferecer a próxima viagem, que esse público tanto busca no universo digital”, disse.

A ferramenta da Bites também mostrou que as pessoas continuam frequentando sites relacionados ao Turismo. “Percebemos que, em abril, em torno de 67 milhões de pessoas pesquisaram algo relacionado ao Turismo em sites do trade, e esse número subiu para 69 milhões em maio”, revelou o especialista.

Ainda de acordo com ele, o conjunto de plataformas, como Google e Twitter, mostra que não é a catástrofe que muitos imaginaram. “Ainda existe um consumidor que continua a falar em viajar”, garantiu. O custo-benefício, diz Fernandes, será fator determinante para os viajantes de médio porte. “Além disso, existem outras variáveis que precisam ser consideradas, como os países que vão aceitar o turista brasileiro”, explicou.

SEA WORLD
Convidada da live desta quinta, a gerente de Comunicação da Imaginadora e SeaWorld Parks, Marjori Schroeder, falou sobre a reabertura dos parques, que acontecem hoje. Essa retomada, no entanto, será feita com uma série de medidas e protocolos de segurança e higiene, que serão enviados aos visitantes antes da chegada e estarão informados por todo o local.

Emerson Souza
Marjori Schroeder
Marjori Schroeder
No entanto, as fronteiras dos Estados Unidos ainda permanecem fechadas para os brasileiros. “Por isso, a nossa realidade neste momento é a de criar expectativas para quando o retorno do brasileiro ao parque for permitido. E, até lá, sabemos que os protocolos divulgados serão outros. No momento, precisamos sonhar”, disse.

AVIAÇÃO
Representante do setor aéreo na live, a gerente de Marketing da Air France-KLM, Julia de Medeiros Pinto, afirmou que tem percebido um aumento de demanda no segmento. O grupo Air France-KLM anunciou que planeja para julho e agosto, a partir do dia 6, 18 voos semanais para Paris e Amsterdã, desde São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão), representando um crescimento de 40%.

Divulgação
Julia de Medeiros
Julia de Medeiros
Ambas as companhias aéreas, que não suspenderam seus serviços com o início da pandemia do novo coronavírus, oferecem, atualmente, 14 operações por semana.

“Nossa preocupação é falar com os clientes sobre as políticas de remarcações e também sobre os protocolos de saúde, que serão fundamentais nesse período de retomada”, afirmou.

TURISMO DOMÉSTICO
Divulgação
Bruno Wendling
Bruno Wendling

De acordo com especialistas e entidades, como o próprio WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), o Turismo doméstico deverá ser o primeiro a retomar, após a pandemia. O presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul e do Fornatur (fórum de secretários estaduais), Bruno Wendling, disse que a entidade fará uma campanha para incentivar o Turismo rodoviário.

“A proximidade com alguns Estados nos favorece bastante nesse momento. Nós já recebemos muitos turistas rodoviários, vindos principalmente de São Paulo e Paraná. E a nossa campanha vai ser nesse sentido, de incentivar esse Turismo”, afirmou.

O Check Point é um projeto da PANROTAS e Imaginadora, com apoio da R1.



Assista ao Check Point na íntegra:

Tópicos relacionados