Juliana Monaco   |   24/06/2020 09:22
Atualizada em 29/07/2020 15:51

Conheça as tendências do comportamento do consumidor para 2022

A WGSN prevê três perfis de consumidores em 2022: estabilizadores, comunitários e novos otimistas.

Reprodução
Uma das tendências das empresas é simplificar o processo de compra em todos os ambientes
Uma das tendências das empresas é simplificar o processo de compra em todos os ambientes
Anualmente, a consultoria WGSN realiza uma previsão sobre o consumidor do futuro, mostrando quais serão seus desejos e o novo conceito de poder de compra. O estudo deste ano prevê três perfis de consumidores para os próximos anos: estabilizadores, comunitários e novos otimistas. Em 2022, um fator muito comum entre esses grupos será a necessidade de interação humana, gerada por propulsores como medo, dessincronização social, resiliência e otimismo radical.

Os estabilizadores priorizam o equilíbrio em todos os âmbitos da vida, buscando experiências de varejo simplificadas, compras tranquilas e relacionamentos transparentes com as marcas.

Os comunitários, por sua vez, querem redefinir a rotina agitada de trabalho e se acomodar em sua comunidade, passando a promover uma nova era centrada no localismo.

Já os novos otimistas estão em busca de momentos de alegria por se preocuparem com os níveis crescentes de medo e ansiedade.

SENTIMENTOS DO CONSUMIDOR

A sensação de medo está crescendo em escala global, como a ecoansiedade (preocupação com as consequências geradas pelo aquecimento global) e a incerteza econômica. Em uma pesquisa sobre o clima realizada pela WGSN em 2019, 90% dos entrevistados disseram se sentir inseguros sobre o futuro quando pensam na crise climática. Já o medo financeiro está crescendo devido ao contágio emocional, ou seja, as pessoas tendem a adotar e a imitar as emoções umas das outras.

Os mesmos avanços tecnológicos que garantem à sociedade níveis recorde de comodidade e de produtividade vêm criando uma sociedade dessincronizada, causando uma falta de interação consistente entre as pessoas. Os momentos comunitários que antes aconteciam nos mesmos horários, como ir ao trabalho, à academia e ao supermercado, estão desaparecendo cada vez mais rapidamente. Em tempos de incerteza, as pessoas anseiam por estabilidade e rotina, ainda que pareça que o inverso esteja ocorrendo.

A previsão da WGSN é que, em 2022, o otimismo radical deixe a negatividade para trás, trazendo uma sensação de alegria e prazer. Do mesmo modo, a resiliência (capacidade de resistir e se adaptar à mudança) está se transformando em uma prioridade emocional em todo o mundo. Portanto, os consumidores devem buscar a aceitação emocional, abrindo-se aos próprios sentimentos de modo autêntico.

COMO ATENDER O CONSUMIDOR DO FUTURO

De acordo com a WGSN, as empresas devem simplificar o processo de compra, tanto nas lojas quanto on-line, para tornar as vendas mais fluidas. Outra tendência de empresas inovadoras é investir em eventos de compras transmitidos ao vivo para promover as vendas e estimular o ROI em plataformas sociais. Além disso, os varejistas que disponibilizarem plataformas que permitam compras e entregas coletivas atrairão mais o público, assim como as marcas focadas nas entregas hiperlocais.

Acesso o documento em https://lp.wgsn.com/future-consumer-2022-pt.html.

Alterado às 15h51 de 29/7/20


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS