Victor Fernandes   |   19/01/2021 16:38

Europeus pretendem viajar com vacina sendo realidade

O último relatório da Comissão Europeia de Viagens (ETC) aponta aumento de europeus dispostos a viajar

Divulgação
Apesar dos contínuos bloqueios, os europeus estão progressivamente interessados em viagens durante o segundo trimestre de 2021, ao passo em que as vacinas para covid-19 são lançadas. A informação foi obtida com o último relatório da Comissão Europeia de Viagens (ETC) chamado “Monitorando Sentimento para Viagens Domésticas e Intra-Européias - Onda 4” com dados coletados em dezembro de 2020.

Os relatórios mensais fornecem informações atualizadas sobre o impacto da covid-19 nos planos e preferências de viajantes da Alemanha, Reino Unido, França, Holanda, Itália, Bélgica, Suíça, Espanha, Polônia e Áustria em relação aos tipos de destinos e experiências, períodos de férias e ansiedades relacionadas às viagens nos próximos meses.

A proporção de europeus dispostos a viajar durante a primavera de 2021 cresceu 20% em comparação com a pesquisa de novembro de 2020, com um em cada três entrevistados declarando essa intenção. Ao mesmo tempo, o número de europeus que planejam viajar nos próximos seis meses aumentou ligeiramente, de 49% para 52%. Esses dois números apontam para uma perspectiva mais positiva para a primavera-verão, enquanto apenas 12% dos entrevistados consideram fazer uma viagem em janeiro-fevereiro de 2021.

A última pesquisa indica que as viagens pela Europa são agora a escolha principal, já que mais entrevistados estão dispostos a fazer uma viagem para outro país europeu (40%) do que viajar internamente (36% - uma queda de 7% em comparação com a pesquisa de novembro). O lazer é o objetivo principal para quase 63% dos europeus pesquisados que planejam viajar a curto prazo, enquanto visitar amigos e parentes é o principal motivo para outros 21%. As viagens de negócios representam 9% dos entrevistados.

A confiança nas viagens aéreas também parece estar em alta. 52% dos europeus afirmam agora que desejam viajar de avião, ante 49% em setembro. Simultaneamente, uma porcentagem menor de entrevistados (17%) considera que voar representa o maior risco para sua saúde, abaixo dos 20% em setembro de 2020.

PROTOCOLOS

O relatório prova que protocolos rígidos de saúde e segurança criam confiança e paz de espírito e tornam a viagem mais agradável. Até 67% dos entrevistados se sentem seguros e relaxados o suficiente para aproveitar a viagem quando há protocolos rígidos em vigor. Apenas 22% dos europeus afirmam que tais medidas podem prejudicar, até certo ponto, a experiência de viagem, enquanto outros 11% afirmam que não faz diferença para eles.

Em qualquer caso, as medidas de quarentena, o aumento dos casos de covid-19 no destino e o adoecimento durante as férias continuam a ser as principais preocupações para 15%, 14% e 14% dos europeus com planos de viagem de curto prazo, respectivamente.

Tópicos relacionados