Beatrice Teizen   |   19/01/2021 14:12

WTTC: 100 milhões de empregos podem ser recuperados em 2021

Entidade espera um forte verão de viagens no Hemisfério Norte, com aumento de reservas futuras

Mais de 100 milhões de empregos podem retornar ao setor global de viagens e Turismo em 2021, enquanto o mundo se recupera da pandemia de covid-19, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Unsplash
Segundo o WTTC, mais de 100 milhões de empregos globais em viagens e Turismo podem ser recuperados em 2021
Segundo o WTTC, mais de 100 milhões de empregos globais em viagens e Turismo podem ser recuperados em 2021
A entidade espera um forte verão (no Hemisfério Norte) de viagens, já que o setor começa seu caminho de recuperação a partir do final de março, com muitas das principais empresas de viagens relatando um aumento significativo nas reservas futuras.

A recuperação da indústria é apoiada pela última previsão econômica do WTTC, que dá mais esperança para o próximo ano a todas as empresas e milhões de pessoas empregadas no Turismo em todo o mundo.

No ano passado, durante o auge da pandemia, o órgão alertou que 174 milhões de empregos em viagens e Turismo ao redor do globo estavam em risco. No entanto, em sua última análise, o cenário mais otimista prevê que até 111 milhões de cargos podem ser revividos – o que ainda seria 17% abaixo dos números de 2019, com 54 milhões de empregos a menos.

Este melhor cenário, com a recuperação das viagens começando no final de março, leva em conta os programas de vacinação generalizados e uma rápida adoção de regimes abrangentes de teste e rastreamento, juntamente com uma coordenação internacional forte e contínua dos setores público e privado.

No entanto, o resultado mais conservador da previsão ainda veria um retorno de 84 milhões de empregos, mas isso seria 25% abaixo dos níveis de 2019, com 82 milhões de ocupações a menos recuperadas. Nesse cenário, a recuperação das viagens internacionais é empurrada para o segundo semestre de 2021. As vacinas seriam lançadas de forma mais gradual, desacelerando a remoção das barreiras e restrições de viagens atualmente em vigor em todo o mundo, ao mesmo tempo reduzindo a demanda por viagens e a confiança do consumidor.

“Estamos ansiosos por um verão forte de viagens, graças a uma combinação de uso de máscara, a implementação da vacinação global e os testes de partida, abrindo as portas para as viagens internacionais mais uma vez. Nossa última pesquisa confirma isso e mostra que definitivamente há esperança para o setor global de viagens e Turismo no próximo ano, com a possível recuperação de até 111 milhões de empregos", diz a presidente e CEO do órgão, Gloria Guevara.

Segundo Gloria, a nova pesquisa revelou que, na melhor das hipóteses, a contribuição de Viagens e Turismo para o PIB global cairá 17% em comparação com os números de 2019, chegando a US$ 7,4 trilhões. O WTTC acredita que isso é possível com testes de partida, uso obrigatório de máscara e implementação mundial de programas de vacinação.

E, em um sentido mais conservador, com uma recuperação mais lenta, a contribuição do setor cairá mais de um quarto (27%), indo para US$ 6,5 trilhões. A entidade crê que essas últimas previsões delineiam os desafios significativos enfrentados pelo setor global enquanto se prepara para sua recuperação nos próximos meses, uma vez que o impacto do lançamento mundial dos programas de vacinação seja sentido e as restrições de viagens sejam atenuadas.

Tópicos relacionados